Black Friday: a guerra entre as redes de fast-food
Na próxima sexta-feira (29), o Black Friday promete agitar os consumidores de todo o Brasil. Diversas empresas do varejo e do comércio eletrônico anunciaram ofertas promocionais que impressionam os potenciais clientes. No entanto, o ramo de fast-food também chama atenção pela competição dos preços.
O segmento alimentício chamou a atenção nos últimos dias pelos descontos agressivos divulgados por companhias como McDonald’s (NYSE: MDC), Burger King (BKBR3), Habib’s e Pizza Hut (MEAL3) que entrarão em vigor na Black Friday.
Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research
Além disso, empresas de entrega de comida, como o iFood e Uber Eats, e de sistema de pagamentos, como o Mercado Pago, são parceiros das redes de fast-food para as promoções.
Confira algumas das promoções oferecidas pelos principais restaurantes do segmento.
McDonald’s
A rede de fast-food mais famosa do mundo, que apresentou um lucro líquido de U$ 1,60 bilhão no terceiro trimestre deste ano, não vai deixar de marcar presença na Black Friday.
O McDonald’s anunciou que, na próxima sexta, venderá 10 cheeseburguers por R$ 20, ou R$ 2 por lanche, que normalmente é comercializado por R$ 7. O desconto será aplicado para quem utilizar os cupons disponíveis no aplicativo da rede.
Foi realizada uma parceria com o Mercado Pago para melhorar o descontos. Quem utilizar a plataforma, poderá adquirir dois clássicos por R$ 4,90, o que normalmente sai por R$ 14,90, duas McOfertas médias por R$ 24,90 ou um sorvete McColosso por R$ 0,50.
Burger King
Da mesma forma que seu maior concorrente, o Burger King também utilizará o Mercado Pago para suas promoções da próxima sexta.
Através da plataforma, a rede de lanchonetes vai repetir o desconto do ano passado e vender seis lanches por R$ 15. A promoção contempla os seguintes sanduíches:
- Big King
- Chicken Sandwich
- Cheddar Duplo
- Cheeseburguer Duplo Bacon
- Whopper Jr. Barbecue Bacon
- Long Rodeio
No período de julho a setembro de 2019, o Burger King Brasil apresentou uma receita operacional líquida de R$ 723 milhões, uma alta de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Confira: Os quatro erros mais comuns na Black Friday
Embora o lucro líquido tenha caído 80,1% na comparação anualizada, chegando a R$ 5,4 milhões, nos últimos 12 meses foram abertas novas 104 unidades. Quanto ao Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), de janeiro a setembro, é de 13,2%.
Habib’s
A Black Friday do Habib’s começou desde o dia 1º de novemrbro. A rede brasileira está com a campanha #MandaBlacks, com a esfiha de carne a partir de R$ 0,49.
Em parceria com a maior foodtech da América Latina, o iFood, o rede oferece aos clientes seis Bib’sfihas por R$ 1 e taxa grátis na primeira compra pelo aplicativo.
Veja também: Bancos se preparam para Black Friday; confira as promoções
No próprio aplicativo da empresa também existem diversos benefícios pra quem realiza o primeiro pedido, como o Beirute Rosbife por R$ 12,90 ou as Bib’sfihas folhadas de chocolate por R$ 2,90.
Pizza Hut
Desde a última segunda-feira (25), a Pizza Hut, famosa rede de fast-food norte-americana, está oferecendo 50% de desconto em todos os sabores de pizza grande com massa pan.
A promoção estará em vigor até a próxima sexta-feira (29) e é válida em todas as 200 lojas da rede, para o consumo em loja ou retirada no balcão.
Saiba mais: Lojas devem faturar R$ 3,45 bilhões na Black Friday, aponta ABComm
A International Meal Company (IMC), franqueadora da Pizza Hut aqui no Brasil, além do KFC e Frango Assado, é cotada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) desde 2015. A companhia, que possui 10 mil funcionários aqui no Brasil, apresentou um lucro líquido de R$ 16,8 milhões no terceiro trimestre deste ano. A margem bruta atualizada da holding é de 31,9%.
Embora existam diversas oportunidades de consumo na Black Friday, os consumidores devem sempre se atentar às suas dívidas e saúde financeira, visando o longo prazo.