O site ReclameAQUI informou que recebeu 8.830 reclamações referente à Black Friday. Segundo o site, esse volume supera em 57,6% as reclamações de 2018, quando foram registraram 5,6 mil queixas.
Durante a Black Friday, a B2W, controladora da Americanas, Submarino e Shoptime, liderava o ranking das queixas. No entanto, nas horas finais da última sexta-feira (29) o Burger King e o McDonald’s conquistaram o primeiro lugar.
Desse modo, por volta das 22h o Burger King e o McDonald’s, as duas maiores redes de fast-food do Brasil, protagonizaram uma virada indesejável na sexta-feira de promoções. Confira as dez empresas que mais tiveram reclamações:
- Burger King Brasil: 545 reclamações
- McDonald’s: 491 reclamações
- Méliuz: 321 reclamações
- Americanas: 313 reclamações
- MercadoPago: 249 reclamações
- KaBuM!: 201 reclamações
- Carrefour: 196 reclamações
- Magazine Luiza: 192 reclamações
- Casas Bahia: 190 reclamações
- Ame Digital: 169 reclamações.
Entre as reclamações registradas pelo ReclameAQUI, a mais frequente foi sobre a propaganda enganosa. A segunda foi problemas na finalização da compra; seguida pela divergência de valores.
Vejas os principais problemas noticiados ao site:
- propaganda enganosa: 33,57%
- problemas na finalização da compra: 11,25%
- divergência de valores: 7,89%
- atraso na entrega: 5,84%
- estorno do valor pago: 4,8%
Procon notifica BK e Mc por problemas na Black Friday
O Procon-SP notificou na última sexta as redes de fast-food Burger King e McDonald’s por causa do aplicativo do Mercado Pago. A publicidade veiculada informava que o consumidor só teria direito a oferta caso fosse realizada pelo aplicativo.
Porém, segundo o Procon, as equipes de fiscalização verificaram que “várias lojas das referidas lanchonetes estavam com o sistema inoperante. Assim, o consumidor não consegue adquirir o lanche pelo valor promocional ofertado”.
Em resposta, o Mercado Pago pediu desculpas aos clientes e estendeu o horário de atuação, até as 23h59 da última sexta-feira.
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“Pedimos desculpas aos nossos clientes e informamos que estamos tomando todas as medidas cabíveis para evitar que essa situação se repita”, informou o aplicativo.
Por sua vez, o McDonald’s informou que “devido ao grande volume de acessos algumas ofertas sofreram instabilidade. Preparamos a Méqui Friday usando nosso app e outras parcerias a fim de celebrar a data com nosso clientes”.
E o Burger King confirmou a instabilidade no aplicativo mas manteve a oferta de “6 sanduíches o por R$ 15 e 3 sanduíches por R$5 para todos os meios de pagamento, em todos os restaurantes participantes” da Black Friday.