O monitoramento do Reclame AQUI na Black Friday completou 48h ao meio-dia desta sexta-feira (26) e, segundo a companhia, os consumidores já adicionaram 6.966 reclamações no site, o que representa um volume 20% maior em relação ao montante apurado no mesmo período de 2020.
De acordo com o Reclame Aqui, até o meio dia, quem estava liderando o ranking de empresas mais reclamadas durante essa Black Friday eram as grandes do e-commerces, justamente as companhias com boas reputações e que mais solucionam as reclamações dentro do site.
De acordo com Felipe Paniago, CMO do Reclame AQUI, “empresas com boas reputações dão mais segurança e confiança ao consumidor, já que estão mais bem preparadas para atendê-los em caso de algum problema na venda.”
Veja as empresas com mais reclamações nessa Black Friday até as 12h de hoje:
Além disso, o levantamento mostrou que apesar dos produtos de linha branca continuarem no gosto do consumidor, este ano os destaques ficam com produtos de mercearia como chocolate e outros itens de bombonière, além de limpeza e higiene como shampoo, desodorante, lenços umedecidos e produtos para casa no carrinho de compra.
“Em 2021, os consumidores têm buscado roupas de cama, mesa e banho – como travesseiros, edredons, toalhas – e baldinhos de gelo”, mostra o estudo.
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Atraso na entrega e propaganda enganosa são principais queixas da Black Friday
De acordo com a plataforma Reclame Aqui, utilizada para postagens de reclamações sobre produtos e serviços por consumidores, “atraso na entrega” e “propaganda enganosa” são as principais queixas de clientes até o início da Black Friday, nesta sexta-feira, 26.
Os dados foram compilados desde as 12 horas da quarta-feira, 24, até as 6 horas desta sexta, 26. Neste período, já foram publicadas 5.678 reclamações referentes ao tema. Isso é um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado.
Até agora, a média está em 138 reclamações por hora, contando posts apenas de Black Friday. Da mesma forma como aconteceu em 2020, as grandes redes de ecommerce figuram no topo de reclamações.
Top 3
O Top 3 dos problemas registrados possui “atraso na entrega, com 20,88% das reclamações, “propaganda enganosa, com 16,59%, e “estorno do valor pago”, com 8,82%.
Já o Top 3 de itens reclamados nessa Black Friday tem “smartphones”, com 8,08% das queixas, “serviço de entrega”, com 5,48%, e tênis, com 4,14%.
Com informações do Estadão Conteúdo