As promoções que surgem no varejo durante a Black Friday podem ser uma boa oportunidade de comprar os presentes de Natal a preços melhores do que deixar para a última hora. No entanto, existe um passo a passo para quem quer ter certeza de que comprar os presentes de Natal na Black Friday é mesmo uma boa ideia para sua saúde financeira.
O SUNO Notícias ouviu especialistas em finanças pessoais sobre este assunto.
Confira as 5 principais dicas para comprar presentes de Natal na Black Friday:
1 – Faça uma lista das pessoas que deseja presentear
Antes de mais nada, é preciso ter clareza sobre quais são as pessoas que você deseja presentear no Natal. Desta forma, você evita compras por impulso e gastos desnecessários na Black Friday.
2 – Estabeleça um valor de ticket médio para seus gastos na Black Friday
Depois que você listou as pessoas que deseja presentear, pense no valor que pode gastar em cada presente. A professora da Saint Paul Escola de Negócios e do LIT, Michele Jucá, destaca que é bom evitar entusiasmos nesta data. “Normalmente, as lembranças de Natal são… lembranças… e não presentes de aniversário”, afirma.
Marcos Figueiredo, co-fundador do Blu by BS2, explica que pais de crianças devem se assegurar de que o presente era um objeto de desejo do filho ou filha mesmo antes da promoção da Black Friday. “Os descontos chamam a atenção e instigam o desejo de comprar. A Black Friday é uma ótima oportunidade para realizar uma compra programada. Qualquer outro impulso, deve ser contido para não gerar arrependimento”, orienta.
3 – Verifique se o preço realmente tem um desconto
Para saber se a promoção de Black Friday realmente embute um desconto, o consumidor deve ter acompanhado o preço do produto durante mais de um mês. Caso o preço esteja realmente mais baixo, pode valer a pena antecipar a compra de Natal.
Aqui vale destacar que o ideal é sempre optar por compras à vista que podem aumentar o poder de barganha na negociação de descontos. Compras parceladas devem ser analisadas com muita atenção.
4 – Adote medidas de segurança na Black Friday
Caso a compra ocorra pela internet, é importante ter certeza de que o site é seguro e de que não já reclamações graves de clientes. Além disso, os especialistas recomendam que o consumidor não salve os dados do seu cartão de crédito no site ou aplicativo. “Esteja atento às falsas promoções de links maliciosos em que preço ofertado estejam muito abaixo da média de mercado”, diz Michele.
Ainda no caso de compras por meio digital na Black Friday, é recomendado verificar se o valor do frete para entrega não torna o preço final do produto mais caro, ainda que com desconto.
De acordo com Alessandra de Souza Mieldazis, coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Financeira EAD do Senac, o evento da Black Friday oferece menor preço, mas não necessariamente o melhor valor. Segundo ela, varejistas costumam reduzir os preços dos produtos que estão previstos para sair de linha, principalmente no caso dos eletrônicos.
Além disso, pode ocorrer a oferta de produtos sem possibilidade de troca, devolução ou cancelamento, de acordo com Alessandra.
5 – Cuidado com produtos mais caros e muito demandados na pandemia
Quem está planejando comprar presentes mais caros e que estão sendo muito demandados durante a pandemia, como notebooks, smartphones, eletro-eletrônicos, móveis, os cuidados devem ser ainda maiores. Isso porque os descontos costumam ser ainda mais interessantes após o Natal nas liquidações de estoque de janeiro. Para quem tem filhos, uma sugestão é combinar a postergação da entrega do presente, segundo Michele.
No caso de crianças pequenas, no entanto, adiar a visita do Papai Noel pode ser complicado. Neste caso, uma alternativa de baixo custo é organizar um amigo secreto familiar. “Um presente simples, barato e bem personificado pode valer muito mais do que aquele ‘presentão'”, diz Figueiredo, sobre estratégias para gastar menos na Black Friday.