Varejo brasileiro fatura R$ 3,2 bilhões na Black Friday

O varejo brasileiro online faturou R$ 3,2 bilhões na Black Friday, trata-se de um aumento de 23,6% em comparação com o mesmo período no ano passado, de R$ 2,6 bilhões.

Apesar da alta, o gasto médio do consumidor caiu de R$ 608 para R$ 602, esse valor é equivalente a uma queda de 1,1%. O levantamento da EbitNielsen é referente à receita da Black Friday registrada na última quinta-feira (28) e sexta-feira (29).

“Os números comprovam que o evento já faz parte do calendário de compras do brasileiro, com crescimento ano a ano. E as lojas mais tradicionais se mostraram mais preparados para o período promocional, ao entender o que o mercado queria”, informou líder da EbitNielsen, Ana Szasz.

Os dispositivos móveis foram os mais solicitados pelos consumidores. De acordo com o levantamento, 55% dos pedidos foram por smartphones, no ano de 2018, esse número foi de 35%.

Confira Também: Black Friday: a guerra entre as redes de fast-food

O faturamento dos dispositivos móveis totalizaram R$ 1,7 bilhão, uma expansão de 95%, visto que, ano passado o faturamento chegou a R$ 830 milhões. O gasto médio com smartphones foi de R$ 574, uma alta de 4% comparado com R$ 552 do ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/cash3-materia-desktop.jpg

“Já vínhamos falando ao longo do ano sobre ‘Mobile First’ e de fato essa Black Friday se consolidou como o evento onde mais compras foram feitas por este formato. Garantir uma boa experiência mobile foi o diferencial para bons resultados”, explicou Szasz.

Venda no ecommerce na Black Friday somam R$ 724 milhões nas primeiras horas

Nas primeiras sete horas da última sexta-feira (29), as vendas no ecommerce apresentavam aumento de 69% em comparação ao mesmo intervalo do evento no ano passado. Dessa forma, as vendas somavam R$ 724 milhões, de acordo com dados da consultoria Ebit/Nielsen.

O valor total de 7 horas de vendas no comércio online equivale a quase o total do “esquenta Black Friday” de 2018, que ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro e somou R$ 751 milhões.

Confira Também: Lojas devem faturar R$ 3,45 bilhões na Black Friday, aponta ABComm

Segundo a consultoria, o número de pedidos feitos entre 00h e 7h cresceu em 61% em comparação com o registrado no mesmo dia da Black Friday de 2018. Dessa forma, foram contabilizados 897 mil pedidos no período.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno