Black Friday 2023: Amazon (AMZO34) faz ‘esquenta’ para a temporada; acompanhe aqui tudo sobre os descontos e promoções do período
Black Friday: PicPay dá até 70% de desconto e 60% de cashback em compras
O PicPay chega a mais uma edição da Black Friday com ofertas que incluem descontos de até 70% e cashback de 60% em compras no PicPay Shop, em lojas parceiras ou no pagamento de contas.
No marketplace de produtos e serviços do app, o usuário pode aproveitar promoções e condições excepcionais em mais de 300 sites parceiros, como Magalu, AliExpress, Casas Bahia, Samsung, Netshoes, Natura e O Boticário. Além da compra de milhares de produtos físicos também é possível adquirir cartões-presente para games, apps de delivery ou transporte, como iFood e Uber.
O PicPay Shop tem atualmente 330 lojas disponíveis, mais de 2,5 milhões de usuários únicos transacionando mensalmente e vem adicionando, em média, 200 mil novos clientes por mês. Ao realizar uma compra no Shop e pagar com PicPay, seja com PicPay Card ou Pix, os usuários podem garantir ainda mais descontos.
Até o dia 26 de novembro, novos usuários receberão cashback de 100% ao viajar com a Uber e pagar com PicPay limitado a R$15 e do 20 a 26, todos que pagarem com PicPay terão 20% de desconto e receberão cashback de até R$ 3 por viagem, válidos para até cinco viagens no período. Em ambos os casos, o cashback é limitado a R$ 15.
Ao pagar com PicPay no Google Play, novos usuários garantem 35% de cashback (limitado a R$ 7) para compras acima de R$ 20. Já os usuários recorrentes do aplicativo poderão usufruir de cashback de 25%, limitado a R$ 5, nas compras acima de R$ 20, mediante disponibilidade.
Black Friday 2023: Stanley oferece desconto de até 50%
A Stanley, famosa por seus copos, canecas, mugs e garrafas térmicos, antecipa a Black Friday e oferece descontos de 50% de desconto em diversos produtos.
Veja algumas opções de copos e garrafas em promoção:
- Cuia Stanley Matte Red, 236ml, por R$ 80 (50% off)
- Copo Stanley Hammertone Green, 473ml, por R$ 110 (50% off)
- Garrafa Stanley Classc Matte Red, 950ml, por R$ 220,50 (36% off)
Pesquisa revela itens de maior procura na Black Friday 2023
Pesquisa da consultoria NielsenIQ e divulgada pela Folha aponta que bebidas alcoólicas e remédios sem prescrição médica estão entre os produtos mais buscados no ecommerce para a Black Friday 2023.
Segundo a publicação, o interesse no consumo online desses produtos atingiu 22% em 2023, contra 8% em 2015. Desse total, a NielsenIQ destaca a busca por bebidas alcoólicas, que subiu de 61% em 2022 para 65% neste ano. Estão nesta lista vinhos, gim, uísque e cervejas artesanais, por exemplo.
No caso dos remédios sem prescrição médica, o índice de interesse chega a 54% nessa categoria. E maior busca pode encontrar razão na oportunidade de estocar produtos por mais tempo, como remédios para dor de cabeça.
Black Friday 2023: McDonald’s anuncia “maior promoção de sua história”; veja as ofertas
O McDonald’s anunciou sua temporada de descontos para a Black Friday. Segundo a rede de lanchonetes, a “Méqui Friday está maior e mais digital do que nunca”. A empresa diz que “a partir desta segunda-feira, 6 de novembro, clientes de todo o Brasil poderão garantir ofertas deliciosas pelo app do Méqui, além de aproveitar para acumular pontos no Meu Méqui, programa de fidelidade da marca.”
Confira mais informações na matéria do Suno Notícias aqui
OLX divulga ofertas para Black Friday 2023
A OLX, plataforma de compra e venda online de itens usados e seminovos do país, informa as ofertas para a Black Friday 2023.
A cada dia os internautas poderão encontrar cupons com diferentes descontos se realizarem o pagamento por meio da plataforma: 10% OFF em compras acima de R$ 150 no pix; 6% e 7% em compras acima de R$ 100 em qualquer produto; 8% acima de R$ 100 na categoria Moda e Beleza; desconto de R$ 45 em compras acima de R$ 500; R$ 50 para quem adquirir mais de R$ 100 em itens da categoria Para Sua Casa, entre outros.
Já na Cyber Monday, data voltada exclusivamente para eletrônicos e que acontece no dia 27, a marca oferecerá 8% para quem comprar acima de R$100 nesta categoria. A plataforma também conta com layout personalizado durante a campanha que guia o consumidor para essas e outras oportunidades de economia.
O Black Friday 2023 acontece no dia 24 de novembro.
A campanha da OLX fica no ar até 31 de novembro.
Amazon (AMZO34) faz esquenta Black Friday 2023
A Amazon (AMZO34) já começou o esquenta Black Friday 2023. Desde está segunda-feira, o site da empresa oferece descontos em seus produtos. Hoje (7), a linha iPhone da Apple, por exemplo, está com até 43% de desconto
Os livros também com ofertas de até 50% off. Há descontos em títulos de autores como George Orwell, Machado de Assis, J.K. Rowling, Tolstói, Shakespeare, Jane Austen entre outros.
No total, o esquenta Black friday na Amazon conta com 25 mil produtos de marcas, além da Aple, da Lenovo, Samsonite, Pedrigree, Huggies, Maybelline e Oster.
Diariamente, a Amazon oferecerá produtos com descontos na página de amazon.com.br/blackfriday em várias categorias como Livros e e-Books; Alimentos e Bebidas, Automotivo; itens para Bebês; Beleza; Brinquedos e Jogos; Cuidados Pessoais e Limpeza da Casa; Eletrônicos; Ferramentas e Construção; Papelaria e Escritório; Casa e Cozinha.
O esquenta Black Friday 2023 da Amazon vai até o dia 16 de novembro.
Com informações do Estadão Conteúdo
Black Friday 2023: 7 dicas para realizar compras online com segurança
A Black Friday 2023 acontece no próximo dia 24, mas algumas promoções já estão rolando. Para não correr riscos, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) lembra de 7 dicas para realizar as compras online com segurança.
Confira abaixo essas 7 dicas da Abecs:
1) Rede WiFi Pública
Evite utilizar dispositivos conectados em redes públicas por geralmente não possuírem nenhum tipo de mecanismo de segurança. Se for a única opção, não acesse o site do banco ou páginas que precisam de senha.
2) Pesquisando sobre o site
Ao acessar um site, procure pelo cadeado que fica do lado esquerdo do endereço da página. Essa imagem atesta a presença de protocolos de segurança. Além disso, busque por informações reputacionais da empresa como avaliações e reclamações.
3) Cuidado ao clicar em links suspeitos
Se você recebeu promoções e ofertas via e-mail, WhatsApp ou outro canal digital, não clique antes de checar a veracidade. Busque pela loja virtual e veja se possui o cadeado de autenticidade. No e-mail, verifique se o remetente é um e-mail corporativo.
4) Priorize o uso do cartão virtual
Você pode gerar um cartão de crédito virtual no aplicativo do emissor do cartão. A vantagem é poder bloquear o cartão logo depois de realizar a compra. Além disso, a numeração é diferente do cartão físico. Alguns emissores oferecem duas modalidades: cartão virtual temporário, com validade pré-determinada, e o recorrente, que pode ser salvo em sites e aplicativos para compras futuras.
5) Ative a confirmação de compra
Entre em contato com seu emissor e ative o recebimento de confirmação de transações com cartão via SMS, push ou outro meio de comunicação. Assim você tem controle total do uso do cartão, em tempo real.
6) Contestação da compra
As compras com cartão têm uma garantia exclusiva entre os meios de pagamento: a possibilidade de contestação de uma compra não reconhecida ou que não foi entregue pela loja (desacordo comercial). Nesses casos, o cliente deve entrar em contato com o emissor do cartão, que, após analisar o caso, pode proceder com o cancelamento da transação ou estorno do valor.
7) Planeje suas compras
A dica mais importante de todas para a Black Friday 2023 é ter atenção e planejamento para evitar surpresas no momento de decisão da compra. Além disso, desconfie de promoções e ofertas muito tentadoras pois podem ser golpe. Com essas orientações, você fica seguro e não compromete as finanças.
Black Friday 2023: Eletrônicos, eletrodomésticos e celulares lideram as intenções de compra
A maioria (15,72%) dos brasileiros que pretendem comprar na Black Friday 2023 tem a intenção de adquirir eletrônicos ou eletrodomésticos. É o que mostra pesquisa da Conversion, enquanto 14% estão atentos às promoções de celulares.
Outras categorias que estão no radar dos consumidores para esta Black Friday são moda e acessórios (11,4%), calçados (11,32%) e cosméticos (8,5%). Para realizar tais compras, a maioria dos consumidores está disposta a desembolsar entre R$1.000,01 e R$3.000,00.
A motivação na hora de comprar na Black Friday segue sendo a mesma dos anos anteriores: preços baixos, para 55% dos entrevistados. Outros 13,4% dos respondentes afirmam que a Black Friday é uma data propícia para as compras, independente de qualquer outro motivo. Já para 13% dos consumidores, o 13º salário é um bom incentivo para a realização das compras.
Nesse contexto, o impacto no bolso é o que mais pesa para os consumidores desistirem de comprar na Black Friday. De acordo com a pesquisa da Conversion, para 17% dos respondentes, o preço alto é o principal impeditivo para as compras, enquanto 16% responderam que frete caro é a segunda razão para não comprarem. As avaliações ruins dos produtos também pesam na decisão de compra para 15,9% dos entrevistados.
De acordo com a Conversion, a Black Friday 2023 veio para mostrar que o comércio online se consolidou de vez no gosto dos consumidores, apesar da retomada do presencial, pós-pandemia da Covid-19. Segundo o levantamento, 40,6% dos consumidores devem optar por comprar em e-commerces e 26% em lojas físicas. Já o percentual dos que prefere aplicativos chega a 25%.
Intenção de compra avança 9% na Black Friday 2023, mostra pesquisa
Pesquisa da Conversion mostra que a intenção de compras dos brasileiros entrevistados para a Black Friday 2023. À medida que a data comercial se aproxima, as expectativas sugerem um aumento no faturamento em comparação ao ano passado.
Segundo o levantamento, 90,5% dos entrevistados manifestaram a intenção de realizar compras nesta edição do evento varejista. Este número representa um crescimento de 8,7% em relação à parcela de participantes que afirmaram ter efetuado compras na edição de 2022
“A expectativa é de que as vendas da Black Friday deste ano ultrapassem as do ano passado, considerando a melhora do cenário econômico do país – com juros mais baixos e um aumento tímido do poder de compra. Além disso, o setor de e-commerce mostra-se mais maduro este ano, após absorver lições da pandemia e responder à busca constante por inovação, impulsionada pela acirrada concorrência entre os players do mercado, especialmente diante do boom das plataformas asiáticas”, observa Diego Ivo.
Black Friday 2023: Shein lidera sites com maior intenção de compra
Pesquisa feita pela Conversion, uma agência de Search Engine Optimization (SEO), revela que, pela primeira vez, a plataforma chinesa Shein lidera o ranking de intenção de compra para a Black Friday 2023.
O e-commerce conquistou 19% das menções dos entrevistados. A Amazon (AMZO34), anterior líder, aparece em seguida com 18%, enquanto o Mercado Livre (MELI34) encerrou o Top 3, com 16%.
A pesquisa foi realizada entre 16 e 17 de outubro com 400 brasileiros entre 18 e 54 anos conectados à internet. A maior parte dos entrevistados (54,75%) é formada por mulheres. A margem de erro é de 5% e o nível de confiança é de 90%
Segundo Diego Ivo, CEO da Conversion, em um cenário de acirrada concorrência entre as plataformas asiáticas e varejistas nacionais, a Black Friday pode catalisar aprendizados e inovações para o e-commerce nacional.
“O movimento dos consumidores em direção a e-commerces estrangeiros evidencia a necessidade de adaptação das varejistas nacionais em um ambiente cada vez mais competitivo. À medida que a Black Friday 2023 se aproxima, a competição entre plataformas asiáticas e varejistas nacionais promete ser acirrada, o que pode proporcionar não apenas desafios, mas também oportunidades para aprendizados e mudanças relevantes no cenário do comércio eletrônico nacional”, diz.
O debate na opinião da Conversion se estende pelo fato da Shein participar do programa de conformidade da Receita Federal que isenta o imposto de importação para compras de até US$50, o Remessa Conforme.
Para driblar esse cenário, líderes de mercado como Magazine Luiza (MGLU3) e Lojas Renner (LREN3) estão criando suas próprias plataformas de venda de mercadorias importadas (o chamado “cross border”) ou investindo ainda mais na compra de produtos do Mercosul.
Amazon (AMZO34) abre vagas temporárias para Black Friday 2023
A Amazon Brasil (AMZO34) informa que mais de 150 vagas foram abertas para a temporada da Black Friday 2023 nas Estações de Entrega de Embu das Artes (DSP3), região metropolitana de São Paulo e na de Indaiatuba (DSP5), no interior do estado.
Candidatas e candidatos para as vagas da Amazon devem ter concluído o ensino médio e contam com a opção de escolher entre o período matutino ou noturno. O horário de trabalho é de cinco horas e meia, seguindo uma escala de seis dias de trabalho para um dia de folga. A contratação começa de imediato, e as pessoas interessadas podem se registrar no site oficial da Amazon ou entregar pessoalmente o currículo nas unidades.
As estações de entrega da Amazon (AMZO34) desempenham o papel da logística dos pacotes da empresa, sendo o ponto de partida para o envio das encomendas aos seus respectivos destinos finais. Hoje, a Amazon Brasil e seus parceiros de logística contam com uma estrutura de 10 centros de distribuição e 60 estações de entrega.
Mais informações sobre as vagas temporárias da Amazon neste link.
Esquenta Black Friday 2023: Hopi Hari anuncia promoção em ingressos
O parque de diversões Hopi Hari, localizado a 72 km da capital paulista, já faz seu esquenta Black Friday 2023.
Entre hoje (1) e 23 de novembro de 2023, os visitantes terão a oportunidade de adquirir ingressos com valores promocionais, que variam de R$ 84,90 a R$ 111,90, dependendo da data de agendamento.
Para aproveitar a promoção, os interessados devem escolher a data no momento da compra.
O esquenta Black Friday 2023 do parque é válido apenas para os canais de venda antecipada do Hopi Hari, que são o site oficial do parque e e a Central de Vendas pelo telefone (11) 4210-4000.
Black Friday 2023: Sephora oferece descontos de até 70% até 31 de novembro
A Black Friday já começou na Sephora.
Entre 31 de outubro e 31 de novembro, a varejista de cosméticos oferece descontos de 70% em produtos de beleza e auto cuidado como séruns faciais, shampoos, condicionadores, maquiagens, entre outros itens.
Vale ressaltar que as ofertas da Sephora estão sujeitas à disponibilidade dos produtos em estoque.
Casas Bahia (BHIA3) antecipa campanha Black Friday 2023
A Casas Bahia (BHIA3) lançou sua campanha de Black Friday 2023 nessa segunda -feira (30).
Na ação chamada de de Antecipa Black Friday da Casas Bahia, é possível encontrar mais de 600 produtos em promoção, com descontos de até 50% e opção de parcelamento em até 10 vezes em vários produtos.
Foi criado um filme gravado no centro de distribuição do grupo e que traz uma versão atualizada da música do Mamonas Assassinas, Chopis Centis.
Segundo a varejista, há um aplicativo em seu site, “Preço Black Friday”, que indica os descontos especiais.
Black Friday 2023: quais lojas e-commerce confiar? Pesquisa revela
Levantamento feito pelo Site Confiável e publicado pelo Money Times mostra quais e-commerces são confiáveis para comprar nesse Black Friday.
O ranking leva em conta se o site é verificado, reputação da loja no Reclame Aqui e se possui certificação SSL.
Confira:
- Americanas
- Magazine Luiza
- Casas Bahia
- Extra
- Submarino
- Netshoes
- Dafiti
- Compra Certa
- Ponto Frio
- Shoptime
- Carrefour
Amazon - Buscapé
- Google Shopping
- Zoom
- Bondfaro
- Pelando
- JáCotei
- Promobit
Como ter desconto EXTRA na Black Friday da Suno
Neste ano a Suno preparou uma Black Friday especial! Na terça-feira, dia 7 de novembro, será realizada uma live reveladora às 20h com Tiago Reis, fundador e chairman da Suno, e Pablo Spyer, sócio da XP e apresentador da Jovem Pan.
Serão distribuídos mais de R$ 80 mil em bônus, e só quem estiver no grupo receberá cupom extra de desconto e conteúdo exclusivo, como o material completo da live em PDF.
Lembrando que se você já é assinante, a Black Friday é o momento perfeito do ano para você renovar ou ampliar o seu acesso com a Suno, garantindo descontos massivos.
Um mês antes da Black Friday 2023, maioria dos brasileiros quer comprar eletrônicos, aponta estudo do Google
Faltando apenas um mês para uma das principais datas de vendas no segundo semestre, consumidores e empresas já estão se preparando para a Black Friday 2023.
De acordo com um novo estudo encomendado pelo Google à Offerwise, eletrônicos (69%) é o grupo de categorias preferidos dos brasileiros que pretendem comprar na Black Friday – com destaque para os eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%).
Já a categoria de vestuário (53%) é a segunda mais desejada, seguida pelos segmentos de beleza e cuidado pessoal (37%), casa (34%) e alimentação (27%).
Para além dos setores tradicionais, outro destaque da pesquisa é a intenção dos brasileiros em investir em viagens (12%) e em serviços (12%), assim como no setor de educação (7%) e em produtos para os pets (7%).
Das 30 categorias analisadas pela pesquisa, 13 tiveram crescimento na intenção de compra em relação ao mesmo período de 2022. A que mais se destacou foi a de eletrodomésticos, cuja intenção de compra para o período está 5 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado. Os setores de eletroportáteis e equipamentos de áudio e vídeo (+4 p.p.) estão logo atrás, seguidos pela categoria de artigos esportivos (+3 p.p.).
Interesse pela Black Friday mais que dobrou
Neste ano o consumidor brasileiro está ainda mais interessado na Black Friday, conforme as buscas no Google: no terceiro trimestre deste ano, as pesquisas relacionadas à data mais que dobraram (+114%) em comparação ao mesmo período do ano anterior, marcando o trimestre de maior volume de buscas pré-Black Friday desde 2019.
Além disso, os top termos buscados são relacionados a buscas sobre qual será a data da Black Friday em 2023, o que reflete o interesse dos consumidores pela data mais promocional do varejo.
Outro indício do apetite dos brasileiros pela Black Friday é que, ainda de acordo com dados internos do Google, 24 categorias de Varejo cresceram em buscas na última semana, tanto em relação ao mesmo período de 2022 quanto em relação às semanas anteriores, mostrando um interesse das pessoas por uma variedade de produtos.
Entre as categorias em crescimento, destacam-se suplementos, casa e construção, automotivo e eletroportáteis. Elas são as categorias que tiveram maior crescimento nas buscas no período analisado, o que mostra que, mesmo com volumes de buscas menores, essas categorias têm grande potencial para o varejo explorar nesta data, ampliando ainda mais as oportunidades de negócios na Black Friday.
Black Friday 2023: de volta para o futuro com a Suno!
O mercado atravessa ciclos e, muitos deles, se repetem.
Neste momento, uma série de padrões se assemelham e, quase replicam, o cenário que existia quando a Suno surgiu, há 6 anos. E aquele foi um ano interessante para quem estava com a gente….
Quer um exemplo? Em 2017, após alguns anos de fortes instabilidades políticas e econômicas, o Ibovespa valorizou 28%. E de janeiro até setembro de 2023, após uma eleição polarizada e de grandes incertezas, a bolsa brasileira registrou uma alta acumulada de mais de 10%.
O passado nos ensinou muitas coisas e, apesar de não ser possível prever o FUTURO com base no que já aconteceu, nós te convidamos a embarcar de volta para lá e conferir o que a gente aprendeu.
Transite entre o passado, presente e o futuro nesta live que pode mudar suas decisões de investimentos daqui para frente.
Garanta o seu lugar, porque nós garantimos: você não vai querer ser o último a chegar.
No dia 7 de novembro, às 20h30, a live de abertura da Black Friday Suno 2023 contará com a presença de Tiago Reis, fundador da Suno Research e com o economista e apresentador Pablo Spyer.
Clique aqui para se inscrever. Não perca!
Correios e Black Friday: Desconto de até 30% no envio de encomendas nacionais e internacionais
Os Correios participa do Black Friday 2023 e já oferece descontos que chegam a 30% para todos os perfis de clientes em envios de encomendas nacionais e internacionais.
Para a atender as demandas da Black Friday deste ano, os Correios contam com uma estrutura com mais de 100 mil profissionais e 23 mil veículos, além de uma rede de atendimento com mais de 10 mil agências em todo o Brasil.
“Retomamos os investimentos na modernização do parque logístico e em canais físicos e digitais para oferecer a melhor experiência tanto para quem vende quanto para quem compra na internet”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Para os clientes de varejo, basta baixar o app Correios (https://c.correios.com.br/blackfridayapp), realizar a postagem e o pagamento pelo aplicativo e deixar a encomenda em uma das agências dos Correios ou Pontos de Coleta.
Os envios com desconto Correios e Black Friday também valem para os empreendedores, clientes Clube Correios, Ouro, Prata ou Bronze, e serão realizados automaticamente, sem burocracia e sem alteração nas condições contratuais e operacionais.
Para clientes Platinum, Diamante e Infinite os descontos são personalizados e a negociação é feita diretamente com o consultor de vendas.
“Sabemos que a Black Friday é o momento mais esperado por todos que atuam no ecossistema do comércio eletrônico para impulsionar as vendar e trazer resultados significativos”, ressaltou chefe do Departamento de Vendas dos Correios, Elmer Martins Ribeiro. Com as expectativas, vêm as necessidades. “Precisamos de preços atrativos, entregas rápidas e ultrarrápidas, e frete é fator decisivo”, explicou.
Nem Black Friday, nem Natal animam comerciantes, mostra pesquisa
Pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que os comerciantes não estão otimistas com os principais eventos do final de ano, principalmente Black Friday e Natal.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) marcou 112,1 pontos em outubro, queda mensal de 3%, descontados os efeitos sazonais. Segundo a a CNC, a retração do otimismo do comerciante neste mês foi maior que a apresentada em setembro (0,7%), quando o índice atingiu 113,1 pontos. Foi o pior resultado desde janeiro deste ano, quando a queda foi de 3,6%, atingindo 119 pontos.
“O setor sentiu a desaceleração da atividade econômica, tendo uma margem de lucro mais apertada, além de a alavancagem e a inadimplência empresarial estarem em níveis mais altos, o que desafia a gestão de caixa”, avalia o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
A pesquisa mostra que o cenário geral é de queda de todos os indicadores, no mês e no ano, com destaque para o fator de avaliação das condições atuais, reduzido em 6,8%. Além disso, 6 em cada 10 empresas consultadas apontam piora na economia e no desempenho das vendas, neste início do último semestre do ano.
Segundo dados recentes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após o avanço do volume de vendas em agosto, o contexto atual é de desaceleração das receitas e preços no varejo.
Somado a isso, desde a segunda metade de 2022, a inadimplência acima de 90 dias nas linhas de crédito com recursos livres das pessoas jurídicas cresce de forma acelerada, com 3,3% do total. Este é o maior percentual desde agosto de 2018, conforme dados do Banco Central.
“Apesar do maior faturamento esperado nas festas de fim de ano, quando comparamos com outubro do ano passado, a desaceleração da atividade econômica e do varejo, com acirramento da gestão financeira das empresas, e um consumidor mais cauteloso contribuem para que o comerciante entre no último trimestre com menos disposição para investir na contratação efetiva de funcionários e na ampliação dos estoques”, explica a economista da CNC responsável pelo Icec, Izis Ferreira.
Ela aponta que se intensificou o movimento de redução do indicador de expectativas, tanto para o setor, quanto para a economia e para a própria empresa, com queda de 1,6% no mês e 9,7% no ano.
Isso vai ao encontro dos dados da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), também realizada mensalmente pela CNC, que mostra desaceleração da intenção de compra por parte dos consumidores em outubro, uma vez que eles estão mais cautelosos e preveem condições menos favoráveis no mercado de trabalho, nos próximos meses.
Black Friday: Procon-SP pede plano a varejistas para reduzir reclamações na época de descontos e ofertas
A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do estado de São Paulo, iniciou nesta semana encontros com as maiores empresas varejistas em atividade no país. O objetivo, segundo o Proco0n, é conhecer as ofertas e experiências que as varejistas estão preparando para o período da Black Friday deste ano – promoção que se consolida no país, mas que acaba causando grande número de reclamações.
O critério de escolha das empresas convidadas a dialogar com o Procon-SP foi a posição delas no ranking anual das mais reclamadas em 2022, com destaque para aquelas relacionadas ao período de Black Friday. A maioria das queixas envolve o não cumprimento de oferta – o que inclui não entrega do produto ou a entrega de produto diferente ou incompleto.
“Nosso objetivo é promover uma análise antecipada das ações pensadas pelas empresas e oferecer orientações mais estruturas para a adequação das ofertas e das experiências que serão oferecidas aos consumidores”, diz Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.
A série de encontros com as maiores varejistas começou nesta terça-feira (17), quando foram solicitadas informações detalhadas, que devem ser enviadas ao Procon-SP em até 10 dias. A previsão é de que até o final de outubro o Procon-SP tenha conversado e alinhado sugestões de procedimentos com mais de 20 empresas, com ênfase no comércio eletrônico. “A iniciativa busca também reduzir a quantidade de problemas e, consequentemente, de reclamações, o que significa trabalhar a relação entre consumidores e fornecedores de forma antecipada, desde a concepção das ações e promoções. Assim, acreditamos que adotar uma atitude proativa pode auxiliar ainda mais a população residente no estado de São Paulo e que está em busca de algum produto para adquirir durante a Black Friday, conclui.
Quando será a Black Friday este ano?
A data movimentou, em 2022, R$ 3,1 bilhões em vendas. Um dos principais dias pra o varejo no país, a Black Friday costuma cair em novembro. A data aquece o comércio antes do Natal com promoções, descontos e lives em redes sociais e canais de TV ou na Internet. Este ano a Black Friday está marcada para 24 de novembro. Ao longo do mês, como de costume, o consumidor verá as promoções das varejistas, em lojas físicas e online, nos aplicativos e sites.
A data foi importada dos EUA – que estabeleceram a última sexta de novembro, após o feriado de Ação de Graças, para o comércio divulgar ofertas. A Black Friday inaugura a temporada de compras antes do Natal. No Brasil ela foi adotada em 2010. Com o comércio eletrônico, a data se popularizou e se tornou vital para o varejo, com ganhos bilionários a partir dos anúncios de descontos de produtos.
Black Friday: cerca de 9 entre 10 lojistas devem divulgar promoções no Instagram neste ano
Tem Instagram? Pois neste Black Friday, a maioria dos lojistas devem utilizar a rede social para divulgar promoções do Black Friday.
Pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023”, realizada pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais, revela que 86% dos pequenos e médios empreendedores consultados devem apostar no canal para se destacar no Black Friday. No ano passado, esse percentual era de 54%.
“As redes sociais são grandes aliadas dos empreendedores pois reúnem construção de marca, vitrine de produtos, atendimento ao cliente, interação com o público e possibilidades de integração com a loja online no mesmo lugar e de forma gratuita, ainda tendo espaço para promoções pagas iniciando com baixos investimentos. O aumento do uso delas é reflexo do amadurecimento das PMEs e da solidificação do e-commerce no Brasil”, comenta Mylena Gama, gerente sênior de estratégia de marca para a América Latina na Nuvemshop, em nota.
Outras ferramentas de divulgação também aparecem no levantamento, como o Whatsapp, escolhido por 62,5%; e o e-mail marketing, usado por 34,5%. A contratação de influenciadores digitais (18%) e a utilização do live commerce (15%), modalidade de venda online durante uma transmissão de vídeo ao vivo onde os produtos são mostrados e comercializados para a audiência, também estão no ranking.
O levantamento também mostra quais as principais estratégias de vendas que as PMEs estão planejando para a Black Friday 2023. Cerca de 58% dos empreendedores oferecerão cupom de desconto para produtos no site e 56,5% descontos em produtos selecionados na loja online. Outras ações utilizadas pelos lojistas serão brindes (34,5%), kits de produtos com desconto (31,5%) e frete grátis para todo o Brasil (27,5%). Além disso, 17.5% das PMEs oferecerão entrega rápida.
“A Black Friday é um período altamente competitivo e, para se destacar, as empresas precisam ser criativas e oferecer ofertas que realmente chamem a atenção dos consumidores. Descontos e brindes são ferramentas estratégicas que podem aumentar a fidelização, já que os clientes se sentem valorizados e recompensados por sua lealdade à marca, além de promover a melhor experiência de compra para os consumidores”, aponta Mylena.
A pesquisa Aquecimento Black Friday 2023 foi desenvolvida com uma amostra da base de pequenos e médios empreendedores online da Nuvemshop durante o mês de agosto de 2023
Mercado Livre (MELI34) espera crescimento de 2 dígitos com Black Friday
O Mercado Pago vai investir cinco vezes mais em marketing neste ano para a Black Friday do que no ano passado, na expectativa da data ser “a maior da história”. O otimismo também é ressaltado pelo Mercado Livre, que espera crescimento na casa dos dois dígitos, como foi em 2022, quando a empresa cresceu 19%.
“A gente vem trabalhando para a Black Friday de 2023 ser a maior da história do Mercado Pago, com dois grandes focos. Por um lado, daremos uma série de vantagens do banco digital, para pessoa física e pessoa jurídica”, afirma Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago. Ele afirma que uma série de soluções serão oferecidas para pequenas e médias empresas para aproveitarem o período, como facilitar o acesso a crédito, algo que só havia antes para grandes varejistas.
Já a vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre (MELI34), Julia Rueff, disse que a Black Friday deste ano está muito mais organizada e planejada do que nos anos anteriores, com o objetivo de atender a expectativa dos clientes e vendedores.
Apesar de dizer que o contexto é desafiador para o varejo, Rueff diz esperar uma Black Friday mais positiva para o mercado, com resultados melhores do que os de 2022. “Enxergamos um contexto desafiador para o e-commerce. Por outro lado, enxergamos uma retomada do consumo, principalmente quando olhamos para os indicadores de redução de inflação, desemprego e taxa de juros”, completa.
A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro e é uma das principais datas para o varejo e comércio eletrônico.
Com Estadão Conteúdo
Black Friday do Mercado Livre (MELI34) já começou
O Mercado Livre começou as promoções de Black Friday 2023 em seu site.
Há descontos de até 70%, como o aspirador de pó robo da marca Elgin, por R$ 181 (desconto de 65%) ou o liquidificador da marca Britânia que sai por R$ 140 (60% de desconto).
CVC (CVCB3) oferece descontos em viagens nacionais e internacionais
A CVC (CVCB3) já antecipou os descontos do Black Friday 2023.
Para embarques nacionais entre novembro de 2023 e junho de 2024, a CVC oferece até 50% de desconto para o segundo passageiro.
Entre as promoções, estão inclusos resorts com tudo incluso, com até 30% de desconto no valor da diária. Segundo a CVC, diárias no Sauípe Resorts, por exemplo, saem a partir de R$ 574 por pessoa, com cortesia para duas crianças de até 11 ano
Além disso, até o dia 20 de outubro a Costa Cruzeiros está com condição de terceiro e quarto passageiros grátis em roteiros selecionados. Nessa campanha, roteiro de sete noites no Costa Diadema, com saída do Rio de Janeiro em março de 2024 e passando por Santos, Salvador e Ilhéus, com pensão completa, sai a partir 12x R$ 261 para o primeiro e o segundo passageiros e o terceiro e quarto passageiros pagam somente as taxas.
O Esquenta CVC Friday oferece ainda descontos de até 20% nos pacotes internacionais, incluindo destinos como Santiago, Buenos Aires, Peru, Orlando, Paris e Punta Cana.
As promoções do esquenta Black Friday da CVC ocorrem até o dia 31 de outubro. Oficialmente a data será celebrada no dia 24 de novembro.