Black Friday: Brasileiro fará compras parceladas no cartão com foco em moda e tecnologia
Um levantamento com base em dados de 10,5 mil usuários feito pelo Mercado Livre (MELI34) e pelo Mercado Pago mostra que 85% dos brasileiros irão fazer compras de forma parcelada na Black Friday, a ocorrer no dia 25 de novembro.
Segundo a pesquisa, na média, cada brasileiro irá gastar R$ 2 mil em compras na Black Friday. O Mercado Livre revela que esse deve ser, aproximadamente, o ticket médio, dado que 80% dos usuários revelou ter intenção de gastar esse valor.
O diretor de pagamentos do Mercado Pago, Daniel Davanço, destaca que o parcelamento é uma intenção prioritário justamente pelo fato de o brasileiro querer gastar mais durante o período de promoções da Black Friday.
“O ticket médio é mais alto, por isso as pessoas buscam um parcelamento maior. Na Black Friday do ano passado, o percentual das pessoas que pretendiam gastar até R$ 2 mil era de 70%. Ou seja, houve um aumento de 10 pontos. Mas as pessoas não querem parcelamento a perder de vista”, explica.
A expectativa é de que produtos como TVs e celulares sejam mais procurados no período, sendo responsáveis por aumentar o ticket médio.
Segundo o levantamento, a maioria dos brasileiros irá parcelar compras em três a seis vezes.
- 27% vão parcelaras compras em até 3 vezes
- 42% entre 3 e 6 vezes
- 26% entre 6 e 12 vezes
- 5% em mais de 12 vezes
Como serão as compras da Black friday
Segundo o executivo do Mercado Pago, o cartão de crédito deve ser o meio mais usual para realizar compras no período, com 68% dos participantes da pesquisa do Mercado Livre citando o meio. Em 2021, eram 49% que preferiam esse meio.
Outros 19% revelaram preferir o Pix para fazer as compras no fim de novembro, e outros 6% preferem o boleto bancário.
“O Pix trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago apenas no segundo trimestre e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday, sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores”, afirma Davanço.
Nas declarações de compra, quase metade dos consumidores revelou ter intenção de comprar itens de moda. A faixa etária de 18 a 29 anos foi a que mais revelou ter intenção de produtos desse segmento.
Além disso, 44% pretendem comprar produtos de tecnologia (especialmente 30 a 44 anos), 30% pretendem comprar produtos eletrodomésticos (especialmente 30 a 65 anos) e também 30% pretendem fazer compras de produtos de beleza e cuidados pessoais (especialmente 18 a 29 anos).
Segundo os dados da pesquisa, 94% farão pesquisas na internet sobre a Black Friday e 80% pretendem adquirir produtos on-line.