Durante a Black Friday, na última sexta-feira (25), o varejo teve um crescimento nas vendas de 6,9% segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
A pesquisa mostra que na Black Friday o e-commerce registrou alta de 21,1% enquanto o faturamento no meio físico subiu 5,4%.
Segundo o Superintendente De Dados E Inovação da Cielo, Vitor Levi, a Black Friday enquanto data promocional, tem se fortalecido de 2020 para cá especialmente por conta das vendas via e-commerce.
“Mesmo com essa performance, o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia”, destacou.
Ainda segundo Levi, a queda no setor de Móveis, Eletrodomésticos e Departamento, que costuma ser um dos destaques positivos da Black Friday, pode estar associada à antecipação de promoções ao longo do mês de novembro.
Em termos regionais, a região Sul teve a maior evolução nas vendas: 14,2%, com destaques para o Rio Grande do Sul (+18,4%), Santa Catarina (+13,0%) e Paraná (+11,1%).
Em seguida aparece a região Sudeste (+6,5%), puxada por Minas Gerais (+8,6%), São Paulo (+ 7,4%) e Rio de Janeiro (+3,3%).
Segmentos que tiveram mais vendas na Black Friday
Segundo o ICVA, os segmentos que mais cresceram, foram:
- Drogarias e Farmácias (+25,9%)
- Turismo e Transporte (+25,1%)
- Cosméticos e Higiene Pessoal (+22,2%)
- Alimentação – Bares e Restaurantes (+18,6)
- Vestuário (+11,8%)
- Supermercados e Hipermercados (11,7%)
- Varejo Alimentício Especializado (+10,3%)
- Livarias, Papelarias e Afins (9,4%)
- Veterinárias e Pet-Shops (+6,7)
- Óticas e Joalherias (+4,6%)
- Materiais para construção (4,3%)
Segundo o ICVA, na Black Friday, dentre os segmentos mais significativos para o Varejo, o único que experimentou queda no faturamento foi Móveis e eletrodomésticos, com queda de 3,6%.
Confi Neotrust mostra dados díspares
Segundo levantamento da Confi NeoTrust, contudo, o e-commerce teve um dos seus piores anos de Black Friday, com queda de 28% para R$ 3,1 bilhões.
A NielsenIQ/Ebit por sua vez, apurou queda de 23% na sexta-feira.
O sábado teve uma melhora no ritmo de vendas da Black Friday, mas sem o potencial de ‘virar o jogo’. Trata-se da primeira vez em 12 anos que essas consultorias registraram retração no volume de vendas.
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