Apesar da Black Friday 2023 ser oficialmente apenas amanhã, na sexta-feira (dia 24 de novembro), as pesquisas já apontam quais produtos deverão imperar entre as promoções mais procuradas.
Em evento para a imprensa nesta quinta-feira (23), na sede da Google (GOGL34) em São Paulo, a gigante entre as ferramentas de pesquisa apontou quais itens provavelmente serão os líderes de vendas na Black Friday deste ano.
“Black Friday está quente”: artigos de verão como ar-condicionado estão entre os mais procurados
A onda de calor que atingiu grande parte dos estados brasileiros nas últimas semanas, marcando temperaturas extremas recordes, refletiu diretamente nas principais buscas no Google Shopping (aba de compras do buscador) e com destaque nas pesquisas do Google.
Assim, itens da categoria Ar e Ventilação viraram os mais procurados para compra antes do dia oficial da Black Friday crescer. Entre eles, estão ar-condicionado, ventilador e climatizador de ar, que foram os mais clicados.
“Pesquisas mais específicas por ‘ar-condicionado portátil’ ou ‘ventilador de mesa’ mostram o interesse do consumidor de resolver o problema do calor de imediato”, reflete a especialista de Insights para o Varejo do Google Brasil, Ana Fritoli.
De acordo com os dados apurados pela equipe estratégica do Google (GOGL34), o calor parece ter mobilizado as compras de Esquenta da Black Friday. Outros artigos relacionados e inusitados que viram suas buscas dispararem de terça para quarta-feira (21 a 22 de novembro), foram:
- Tapete gelado, no segmento de Itens para Pets (buscas aumentaram 25%);
- Cobertor de resfriamento, em Cama, Mesa e Banho (interesse cresceu em 23%);
- Protetor solar (+32%);
- Geradores, frigobares e desodorantes também tiveram um notável crescimento.
Mesmo com a aproximação do verão, Fritoli aponta que com a sazonalidade do final de ano descontada os dados ainda surpreendem.
Os queridinhos da Black Friday
Faça chuva ou faça sol, alguns produtos são tradicionalmente procurados na Black Friday. No segmento da telefonia, a busca pelos modelos da Apple (AAPL34) já não é novidade. Neste ano, os iPhones 13 e 14 são os dois itens mais clicados no Google Shopping, assim como o Samsung S23 está em destaque. O iPhone 11 ainda fica em oitavo lugar entre os mais buscados.
Artigos eletroportáteis como cafeteira (crescimento de 90% nas buscas em comparação a janeiro de 2022) e airfryers (+76% no mesmo período) mantém o interesse dos clientes, sendo a última o terceiro termo mais clicado em Google Shopping.
- Eletrodomésticos: Geladeiras (5º item mais clicado), lava louças (76%) e lava e seca (127%);
- Cosméticos: niacinamida, o princípio ativo para produtos anti-idade e de clareamento de manchas, mais que dobrou suas buscas;
- Produtos pessoais como perfumes Armani Code (136%) e sabonete facial (123%).
Além disso, Fritoli ainda menciona artigos de moda de marcas como Adidas, All Star e Crocs e suplementos, a exemplo de whey protein, pré-treino e vitamina B12, tiveram uma alta significante ao longo do ano e nesta última semana se superaram.
Otimismo e oportunidades para o varejo
O head de Negócios para Varejo do Google Brasil, Fábio Garcia, acredita que a Black Friday 2023 terá um potencial ainda maior do que em 2022, segundo o acompanhamento que a empresa tem feito. Três pontos principais se destacaram para o laudo:
- Cenário positivo;
- Recuperação do volume de buscas;
- Intenção do consumidor mais aquecida.
De acordo com pesquisas de monitoramento da big tech, Garcia afirmou que a perspectiva financeira pessoal do brasileiro está mais positiva e com o bolso menos apertado do que em 2022, com um crescimento no otimismo de 23 pontos percentuais ante o mesmo período de 2022.
“68% dos consumidores acreditam que a sua situação financeira vai melhorar, o que poderá refletir nas vendas da Black Friday“, comenta. Além disso, o executivo da Google nota que existe uma evolução no comportamento de busca. “As pessoas querem comprar barato, mas também querem comprar bons produtos, nota-se uma busca por qualidade”, explica.
Segundo os especialistas da Google (GOGL34), esta será a primeira “Black Friday sem distrações”. Até o ano passado, ainda era possível sentir os efeitos pós-pandêmicos na economia e, especificamente em 2022, a data coincidiu com um dos jogos do Brasil na Copa do Mundo.
Com esses fatores fora da equação, o varejo às vésperas do dia 24 de novembro anseia por novos resultados e uma Black Friday “esquentada”.
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