Ícone do site Suno Notícias

Black Friday 2022: propaganda enganosa lidera ranking do Reclame Aqui

Black Friday. Foto: Unsplash

Black Friday. Foto: Unsplash

A Black Friday 2022 começou e, além das ofertas, os problemas já começaram a aparecer. Nesta sexta (25), as denúncias de propaganda enganosa lideravam o ranking de denúncias do Reclame Aqui.

No levantamento realizado pelo site até as 12h, 17,12% das reclamações registradas na plataforma eram sobre esse tema. Em segundo lugar, aparecem as queixas sobre o atraso na entrega, com 16,42%. Completa o pódio de dor de cabeça a categoria produto não recebido, responsável por 14,49% das denúncias.

Até o início da manhã desta sexta, mais de 5,4 mil reclamações já haviam sido registradas. O monitoramento especial das promoções da Black Friday começou às 12h de quarta (23).

Edu Neves, cofundador e CEO do Reclame Aqui, alertou os consumidores que as propagandas recebidas nas redes sociais tendem a ser mais agressivas e podem esconder ciladas.

“A tendência dessas ofertas é empolgar e levar o consumidor a comprar. A atratividade do ‘imperdível’ com a facilidade do pagamento pelo PIX, por exemplo, pode levar o consumidor às enrascadas e golpes. Por isso, é importante acender uma luz amarela e dizer que o PIX não dá marcha ré, se pagou, não vai alcançar”, reforçou o executivo.

Então, se não conhece a loja, nunca ouviu falar e tem alguma dúvida, não pague com o PIX, não corra esse risco. É bom, é fácil? É. Mas prevenir e fazer uma compra que você se empenhou em pesquisar a empresa, lendo sobre ela, é melhor que passar a dor de cabeça quando perceber que não vai receber o produto desejado.

Ofertas da Black Friday 2022

Entre as ofertas dessa leva de promoções, estão descontos em imóveis, televisores e até na bola oficial da Copa do Mundo 2022.

Banco do Brasil (BBAS3) e o Santander (SANB11) contam com feirões especiais para essa safra de liquidações e comercializam imóveis a partir de R$ 9,6 mil.

No varejo, o Magazine Luiza (MGLU4) tem ofertas que podem chegar a 80% de desconto. No AliExpress, a meta é que as promoções diminuam o preço dos produtos em até 90%. Para atender ao público, o site oferecerá a possibilidade de entregas em 24 horas, graças a uma parceria logística entre os vendedores da plataforma e empresa Cainiao.

Sair da versão mobile