Birkenstock vai abrir IPO? Veja as projeções da marca de sandálias que é sucesso no verão europeu
A marca de sandálias alemã Birkenstock está sendo considerada para a abertura de um IPO pela L Catterton, empresa de private equity, com apoio da LVMH. O Goldman Sachs e JPMorgan estão trabalhando na assessoria da oferta, conforme divulgado pela Bloomberg na quinta-feira (6), com fontes familiarizadas no assunto.
A L Catterton, suportada pela LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton, holding francesa de grandes marcas de luxo, como Louis Vuitton, Dior e Givenchy), está em busca de movimentações estratégicas para a Birkenstock.
As sandálias alemãs, produzidas com materiais sustentáveis de alta qualidade e que podem até se enquadrar como um artigo de luxo, voltaram a ser uma sensação desde o ano passado entre jovens. A moda, iniciada no verão do Hemisfério Norte, é uma tendência que se estendeu ao longo das estações e chegou também ao Brasil.
De acordo com fontes internas, a Bloomberg informou que a marca pode ser avaliada em mais de US$ 6 bilhões no cenário de um IPO (oferta inicial de ações) nos Estados Unidos. A previsão, caso se concretizasse, seria de um lançamento de ofertas ao mercado ainda este ano ou em 2024.
Representas das empresas e de uma das financeiras assessoras, Goldman Sachs, se recusaram a comentar para a Bloomberg.
Aquisição da Birkenstock pela LVMH
Há mais de dois anos, em fevereiro de 2021, a família francesa LVMH de Bernard Arnaud, em parceria com a equity L Catterton, assumiu o controle da Birkenstock, com uma aquisição majoritária de 4 bilhões de euros (R$ 21,3 no câmbio atual).
Os irmãos Alex e Christian Birkenstock reduziram, mas continuam tendo participação na empresa.
A marca alemã acumula mais de 250 anos de história, tendo sido reconhecida como uma marca de high fashion além de fazer colaborações com outros nomes de luxo, como Valentino e Manolo Blahnik.
Mais detalhes sobre um possível IPO da Birkenstock ainda estão sendo mantidos em sigilo.