As autoridades de regulamentação financeira do Reino Unido ordenaram a interrupção imediata das atividades da Binance, uma das maiores bolsas do mundo de criptomoedas, como o Bitcoin.
Os reguladores britânicos alertaram publicamente sobre a proibição das atividades da Binance, que está cada vez mais sob uma lupa das autoridades de regulamentação do mundo todo.
Em um documento da última sexta-feira (25), mas divulgado somente neste domingo (27), a Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês) de Londres informou que a Binance Markets Ltd, empresa controlada pela Binance no Reino Unido, “não deve, sem o consentimento prévio por escrito da FCA, realizar quaisquer atividades regulamentadas … com efeito imediato”.
A Binance ainda não se manifestou publicamente sobre o caso.
Embora a negociação de criptomoedas não seja regulamentada diretamente no Reino Unido, a oferta de serviços como a negociação de derivativos de criptoativos requer autorização das autoridades públicas.
A FCA disse à Binance que até o dia 30 de junho deverá publicar em seu site e canais de mídia social um alerta informando que a “BINANCE MARKETS LIMITED NÃO TEM AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAR QUALQUER ATIVIDADE REGULAMENTADA NO REINO UNIDO”.
A empresa também deverá proteger e preservar todos os registros relativos aos consumidores do Reino Unido e informar a FCA que isso foi feito até o dia 2 de julho.
O regulador não explicou porque tomou as medidas contra a Binance.
Binance alega estar colaborando com as autoridades
A bolsa de criptomoedas tinha informado anteriormente que leva as suas obrigações legais “muito a sério”, se envolvendo “com os reguladores e as autoridades de aplicação da lei de forma colaborativa”.
Em geral, a FCA está intensificando suas atividades de controle sobre as criptomoedas.
Ativos como o Bitcoin estão se tornando cada vez mais populares no Reino Unido, assim como em outros países do mundo.
Desde janeiro, a FCA exige que todas as empresas que oferecem serviços relacionados à criptomoeda se registrem e mostrem que cumprem as regras de combate à lavagem de dinheiro.
No entanto, no início deste mês, a autoridade financeira britânica informou que apenas cinco empresas haviam se registrado, e que a maioria ainda não estava respeitando as regras previstas.
A ação da FCA no Reino Unido não é a única atuação de um regulador estatal sobre as atividades envolvendo as criptomoedas.
A Agência de Serviços Financeiros do Japão, autoridade de regulamentação do país asiático, informou no dia 25 de junho que a Binance estava operando no país ilegalmente.
No mês passado, Departamento de Justiça e da Receita Federal dos EUA começou a investigar supostas atividades de lavagem de dinheiro e crimes fiscais em negócios da Binance.
Em abril, o regulador financeiro alemão BaFin salientou como a Binance corria o risco de ser multada por oferecer tokens digitais sem um prospecto de investidor.