Bilionário russo faz oferta para comprar rede de supermercados Dia
O bilionário russo Mikhail Fridman resolveu apostar fundo no mercado de supermercados da Europa. A L1 Retail, divisão de varejo da empresa de investimentos LetterOne (holding do empresário), fez uma oferta de até 800 milhões de euros (US$ 913 milhões) para comprar a rede espanhola Dia.
Fridman já possui 29% da Dia. A oferta, portanto, é para comprar os 71% que a LetterOne ainda não possui. Após a proposta feita pela empresa, as ações da rede espanhola tiveram alta recorde – os papéis abriram na bolsa de Madri a 0,64 euros e eram negociados a 0,70 euros pouco depois.
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A oferta faz parte de um programa de recuperação da varejista. A proposta feita pela L1 Retail foi de comprar todas as ações da espanhola por 0,67 euros (US$ 0,77) cada, pagando um prêmio de 56% em relação à cotação do fechamento do pregão da última segunda (4).
Um segundo passo desse programa aumentar o capital da Dia em 500 milhões de euros. O objetivo é “atingir uma estrutura de capital viável em longo prazo”. A capitalização seria feita com a aquisição das ações e caso a rede obtenha um “acordo satisfatório com os seus bancos credores”. O terceiro passo, por fim, é implementar um plano de transformação na varejista. Ele seria conduzido pela L1 Retail.
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A oferta feita por Mikhaiel Fridman, a 11ª pessoa mais rica da Rússia, segundo dados da Bloomberg, vai de encontro ao que acontece com outras cadeias de supermercado europeias. Enfrentando margens magras de lucro e o aumento da concorrência de varejistas online como a Amazon, muitas lojas estão fechando e demitindo funcionários.
De acordo com a Bloomberg, a LetterOne quer investir na Dia por haver uma chance de criar um sólido segundo player na Espanha. Stephen DuCharme, sócio da empresa de investimentos, o país ibérico tem uma indústria mais fragmentada do que outros mercados europeus. “As lojas precisam de modernização e investimento juntamente com um foco na expansão das vendas, em vez de priorizar as margens de lucro”, disse DuCharme em entrevista.