Jeff Bezos, da Amazon (AMZO34), irá para o espaço em foguete de sua empresa
O fundador da Amazon (AMZO34), Jeff Bezos, irá viajar para o espaço junto com seu irmão, Mark, no próximo mês de julho. O anúncio da viagem foi feito pelo próprio executivo através de uma mensagem nas redes sociais.
“Desde os cinco anos de idade, sonho em viajar para o espaço. No dia 20 de julho, farei essa viagem com meu irmão”, disse o fundador da Amazon em um post publicado no seu Instagram.
Os dois irmãos Bezos deveriam deixar a estratosfera a bordo de um foguete de sua empresa de exploração espacial, a Blue Origin.
Tanto o fundador da Amazon quanto seu colega Elon Musk, da Space X e da Tesla (TSLA34) têm investido fortemente em pesquisa de foguetes para a exploração turística espacial.
Contudo, o feito de Bezos, se exitoso, representará um marco – já que até então ele e Musk enviaram somente satélites não tripulados para fora da terra.
No foguete, deve ir também o vencedor de um leilão por um assento no voo da Blue Origin.
A companhia fechou a primeira rodada deste leilão ainda em maio e afirma que recebeu 5,2 mil ofertas de 136 países.
Apesar disso, o lance mais alto da rodada ainda não foi divulgado.
Já na segunda rodada deste leilão, que está em andamento, o lance mais alto foi de US$ 2,8 milhões (R$ 14,1 milhões na taxa de câmbio atual).
A meta é de que no dia 20 de julho a empresa faça uma viagem turística suborbital em sua espaçonave, através do New Shepard – sistema de lançamento reutilizável (incluindo foguete e cápsula) que é programado para voar de forma autônoma com seis passageiros.
Além disso, o New Shepard é capaz de viajar em uma altura superior a 100 quilômetros (62 milhas) acima da terra, nível que já é suficiente para ficar alguns minutos sem gravidade e ver a curvatura do planeta antes que a cápsula retorne à terra com paraquedas.
A cápsula em questão é pressurizada e possui seis janelas para observação.
Apesar de ainda estar em desenvolvimento a Blue Origin adianta que as janelas são praticamente três vezes mais altas do que a de um Boeing 747 – aeronave a jato famosa por seus 76,3 metros de comprimento, usada em voos civis e militares.
Assim, as janelas seriam as maiores já utilizadas em um voo espacial.
Ver essa foto no Instagram
Bezos deixará de ser presidente da Amazon no mesmo mês
Após anunciar que deixaria de ser diretor-executivo (CEO) da Amazon ainda em fevereiro, Bezos informou, recentemente, que deixaria de ser presidente da companhia no dia 5 de julho, citando que a data era sentimental para ele.
Durante uma reunião de acionistas, Bezos disse: “Escolhemos essa data porque é sentimental para mim, no dia em que a Amazon foi incorporada em 1994, exatamente 27 anos atrás”.