BC autoriza funcionamento da Trinus Sociedade de Crédito Direto (SCD)
O Banco Central (BC) concedeu nesta segunda-feira (11) autorização de funcionamento para a Trinus Sociedade de Crédito Direto (SCD).
Com a autorização do BC, o capital inicial será de R$ 3 milhões, com sede em Goiânia (GO). Enquanto o controlador é Diego Siqueira Santos, que também é CEO da gestora TG Core, focada no segmento imobiliário, e fundador da Trinus Investimentos. As companhias fazem parte da holding Trinus Co.
Além disso, as SCDs foram criadas pelo Banco Central em 2018 e podem realizar empréstimos apenas com capital próprio. Diante da nova permissão, atualmente existem 42 SCDs.
Caixa aguarda autorização do BC para lançar banco digital
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou no dia 25 de novembro de 2020 que aguarda aprovação do Banco Central para iniciar a sua operação do banco digital nos próximos meses.
De acordo com o executivo, o banco digital será uma instituição segregada e passará por um processo de abertura de capital. Além da aprovação do BC, a medida necessita também ser aceita pelas instâncias internas da Caixa, como o Conselho de Administração.
“Nosso objetivo é ter o banco digital aprovado e monetizado uma parte logo após essa aprovação, que esperamos que aconteça nos próximos seis meses. Será um banco em separado, sendo 100% da Caixa. Não faremos algo que será simplesmente uma Caixa, será um banco operacional” informou Guimarães, ao apresentar o balanço trimestral do banco.
Além disso, “o banco digital da Caixa é fundamental para o futuro da Caixa e também em reduzir custos e trazer benefícios para as pessoas. Nós pretendemos realizar essa abertura de capital tanto fora do Brasil quanto dentro. Já venho conversando sobre isso, mas antes temos que ter as aprovações internas e externas “, concluiu.
A nova instituição, que ainda aguarda aprovação do BC, já apresenta 100 funcionários exclusivos e está sobre os cuidados de uma vice-presidência específica. Ao passo que o seu diferencial é de nascer com um ativo de 105 milhões de contas virtuais, disse o executivo.