O Banco Banrisul (BRSR6) apresentou, na manhã desta terça-feira (12), um lucro líquido ajustado de R$ 257,5 milhões no primeiro trimestre deste ano. O montante representa uma queda de 19,5% frente o resultado do mesmo período do ano passado, de R$ 320 milhões.
A margem financeira do Banrisul, por sua vez, recuou 6,3% na comparação anualizada, saindo de R$ 1,34 bilhão para R$ 1,26 bilhão. A receita da intermediação financeira cresceu 29% de ano para ano. Durante os primeiros três meses deste ano, o resultado foi de R$ 2,92 bilhões, enquanto no primeiro trimestre de 2019 foi de R$ 2,26 bilhões.
Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira
As Despesas de Provisão para Perdas de Crédito cresceram 3,9% na relação anualizada, de R$ 296,6 milhões para R$ 285,4 milhões. O banco, além disso, informou que seu índice de inadimplência ficou em 3,37% no primeiro trimestre deste ano, enquanto no trimestre imediatamente anterior foi dos mesmos 3,37% e 2,59% no primeiro trimestre do ano passado.
O banco sul-rio-grandense expandiu sua carteira de crédito em 5,5% na comparação de ano para ano. Enquanto durante os três primeiros meses de 2019 era de R$ 34,30 bilhões, no primeiro trimestre de 2020 foi de R$ 36,18 bilhões.
As despesas administrativas, que englobam despesas de pessoal e outras despesas administrativas, atingiram R$920,3 milhões no primeiro trimestre deste ano, com redução de 3,2% (R$30,5 milhões) frente às despesas do mesmo perído do ano passado. Em comparação com o quarto trimestre de 2019, a queda foi de 4,5%, ou R$43,2 milhões.
O retornou ajustado anualizado (ROAE) dos primeiros três meses deste ano foi de 13,6%, queda de 5,1% na comparação de ano para ano. Além disso, o banco retirou seu guidance para este ano, em razão dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que assola o País.
Como um dos destaques do trimestre, a instituição financeira disse que desde janeiro deste ano vem tendo tratativas com o J.P. Morgan (NYSE: JPM), com o intuito de contratar o banco norte-americano para a prestação de assessoria financeira e estratégica sobre o seu negócio de meios de pagamento e cartões.
De acordo com o Banrisul, levando em consideraçaõ o cenário nacional de meios de pagamento, a assessoria visa identificar a melhor estratégia a ser adotada pela Banrisul Cartões, sua controlada que cuida dessa operação.
“Ressaltamos que até o momento não foi definida nem aprovada nenhuma estratégia para o negócio, tampouco seus termos e condições, e não foi consultado qualquer potencial investidor ou parceiro comercial ou estratégico para o negócio”, disse o Banrisul.