Os principais bancos do Brasil sinalizam a possibilidade de trabalho remoto permanente. Há uma percepção entre as instituições financeiras de que o home office é mais econômico e mais produtivo. De acordo com o jornal “Valor Econômico”, são 230 mil funcionários trabalhando em casa desde a segunda metade de março.
Alguns bancos já estudavam adotar o home office, no entanto, os testes se limitavam a poucas centenas de pessoas. Com advento da pandemia do novo coronavírus (covid-19) dezenas de milhares de colaboradores tiveram que trabalhar em casa.
O Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4) informou ao veículo jornalístico que não possui estimativas de quantas pessoas e quais áreas vão permanecer em home office, mas a nova realidade tem proporcionado uma experiência positiva. Ao todo, são 53 mil colaboradores em jornada remota.
Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!
Porém, o banco reconhece que há setores que necessitam atuar de forma presencial, como equipes de agências, vendedores da credenciadora Rede e executivos do atacado que visitam clientes. Até o momento, a instituição não planeja retornar ao escritório presencialmente até setembro.
Por sua vez, o Banco do Brasil (BBAS3) tem o planejamento de manter, aproximadamente, 10 mil funcionários em jornada parcialmente remota. Atualmente, são 32 mil colaboradores em home office.
O plano é que esse grupo seleto de funcionários trabalhe alguns dias em casa e outros no escritório. Além disso, a instituição revelou ao jornal que estudos internos apontam uma economia de até R$ 180 milhões por ano em despesas com imóveis.
Já o Bradesco (BBDC3; BBDC4) teve a percepção de que entre 30% e 40% das áreas administrativas poderão continuar trabalhando em home office. E outra parte da equipe, cerca de 25% a 30%, poderão trabalhar remotamente intercalando entre dias no escritório e dias em casa.
Veja Também: BC libera R$ 17,5 bilhões em letras financeiras para suporte aos bancos
O vice-executivo da instituição, André Cano, informou também que as transações em agências caíram 70% na pandemia. Dessa forma, é possível que o Bradesco encerre mais unidades do que as 320 previstas para este ano.
O Santander (SANB3; SANB4) está estudando ainda sobre a possibilidade de adotar home office permanente e a Caixa Econômica Federal não possui planos, no atual momento, de trabalho remoto. O Banco Central informou ao veículo jornalístico que é indiferente a adoção de trabalhos, é necessário apenas que os bancos cumpram as exigências regulamentares.