A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou que agências bancárias de todo o Brasil devem permanecer fechadas na quarta-feira (7), feriado dos 200 anos da Independência do Brasil.
A decisão segue uma resolução de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados oficiais nacionais, municipais ou estaduais.
Nos dias que antecedem o feriado (5 e 6 de setembro), as atividades seguem regulamente, e o atendimento será retomado na quinta-feira (8).
Durante o feriado, caixas eletrônicos de autoatendimento e canais digitais funcionam. Contas de consumo, como água, luz e telefone, com vencimento no dia 7, poderão ser pagas na quinta-feira sem penalidade – carnês também.
O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria afirmou em nota que os tributos costumam vir com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Clientes e público em geral, segundo o diretor, podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias ao optar pela utilização de canais digitais como meio de acesso aos serviços.
“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressaltou Faria.
A B3 também não receberá negociações no 7 de setembro. Portanto, ficam suspensas as operações de ETFs, ações, fundos, derivativos e títulos do Tesouro Direto.
O que mais funciona no feriado?
Por serem consideradas atividades essenciais, farmácias e drogarias podem atuar no feriado, segundo legislação específica nesse sentido. Hospitais e outros serviços de saúde também devem operar normalmente.
Tanto supermercados quanto o comércio pode funcionar no feriado, mas a abertura é facultativa.
Além dos bancos, órgãos públicos em geral terão expediente suspenso no feriado de 7 de setembro.
Notícias Relacionadas