Os bancos lançam nesta quarta-feira (27) uma nova modalidade de parcelamento de compras: o crediário do cartão de crédito. O intuito das instituições financeiras é prover alternativa à popular opção de pagamento em 10 vezes sem juros. A oferta do produto é esperada para ocorrer em abril.
O novo produto será oferecido como alternativa, com juros, para compras parceladas. O consumidor que decidir pagar em tal modalidade terá três opções de parcelamento no momento da compra. Assim, poderá escolher a melhor opção pelas próprias maquininhas.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), haverá possibilidade de simulação de taxas e prazos do crédito. Isto por meio das próprias maquinhas de pagamento.
As prestações do crediário costumam variar entre duas e 12 vezes. Atualmente, há um prazo de 30 dias para o lojista receber o pagamento das compras no crédito, parceladas ou não.
Na nova opção de pagamento pelo crediário do cartão de crédito, o lojista receberá os recursos da compra antecipadamente, em até 5 dias. O risco da operação ficará com o emissor do cartão de crédito, a instituição financeira.
De acordo com o presidente da Abecs, Pedro Coutinho, uma das expectativas é que o consumidor consiga negociar descontos com o varejista. Pois o segundo receberá antes o valor total da compra. As informações são do “G1”.
A nova linha de crediário, por meio do cartão de crédito, foi uma das 21 propostas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em campanha do fim de 2018, para reduzir as altas taxas de juros. Esta é a única medida da lista condicionada aos bancos.
Saiba mais – Juros do cartão de crédito e do cheque especial sobem em fevereiro
Como funcionará
Os bancos definirão os juros e os limites do crediário no cartão de crédito. Cada um à sua maneira, avaliando o perfil de risco do consumidor.
O Nubank informou que não participará da oferta. Os bancos que vão oferecer o novo produto são:
- Bradesco (BBDC3): informou que os clientes já podem fazer uso da modalidade desde fevereiro, com taxas de juros entre 0,99% a 3,99%. As parcelas podem variar entre duas e 24. O banco estabeleceu um valor mínimo de R$ 20 para o crediário no cartão de crédito, e de R$ 10 no valor da parcela.
- Itaú (ITUB3): informou que as parcelas poderão chegar a 24. Não há informações acerca da taxa de juros. A modalidade já está disponível, porém, depende da habilitação das máquinas.
- Santander (SANB3): informou que a partir de 1º de abril iniciará a oferta. A taxa inicial será de 1,99%, e o número de parcelas poderá chegar a 36.
- e Banco Votorantim.
Dentre as adquirentes, estão as maquininhas da Cielo, Gerber e Rede.
Notícias Relacionadas