Bancos Centrais estudam plano do Facebook de criação de moeda digital
Nesta terça-feira (25) um respeitável membro do Banco Nacional da Suíça disse que está aberto ao projeto de criação de criptomoeda do Facebook.
Já um representante do governo italiano afirmou que está buscando mais informações sobre o plano. Desta forma, o momento é de familiarização para os bancos centrais que se importam com a decisão do Facebook.
“Em geral, eu acho que é um desdobramento interessante e estou bem tranquilo com relação a isso”, afirmou Thomas Moser, um integrante do conselho que administra o Banco Nacional da Suíça, no decorre da conferência Crypto Valley, em Zug.
“Eles claramente indicaram que querem jogar de acordo com as regras, eles estão contatando os reguladores”, relatou Moser.
A empresa de Mark Zuckerberg afirmou na semana passada que tinha planos para colocar no mercado, a libra. Logo, ela seria uma moeda digital, o que mostra o esforço da companhia em ampliar-se para adiante das mídias sociais.
Sendo assim, o Facebook estaria indo em direção ao comércio eletrônico e aos pagamentos globais.
O jeito com que os reguladores do sistema financeiro internacional tratarão o projeto Libra, impactará o futuro do plano da rede social. O Facebook planeja lançar no primeiro semestre de 2020 a moeda.
Em entrevista a uma revista, o presidente da França afirmou que a moeda digital necessita respeitar regras contra lavagem de dinheiro. Segundo ele, os donos do projeto precisam ir atrás de licenças se quiserem atribuir serviços bancários.