Bancos vão funcionar no Carnaval? Confira cronograma
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias estarão fechadas nos dias 3 e 4 de março, segunda e terça-feira de Carnaval, devido ao feriado bancário.

Durante esse período, não haverá compensação bancária, incluindo transferências via TED. No entanto, o PIX seguirá funcionando normalmente, já que opera 24 horas, inclusive em feriados.
O atendimento presencial nas agências será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (5/3), a partir das 12h (horário de Brasília). Nas localidades onde o expediente bancário tradicionalmente se encerra antes das 15h, a abertura será antecipada para garantir pelo menos três horas de atendimento ao público.
Como pagar contas durante o feriado?
A Febraban recomenda que, ao longo do Carnaval, os clientes utilizem os canais digitais dos bancos, como internet banking, aplicativos e caixas eletrônicos, para realizar pagamentos e transferências durante os dias sem atendimento presencial.
- Boletos e contas de consumo (água, energia, telefone) com vencimento nos dias 3 e 4 de março poderão ser pagos sem acréscimo na quarta-feira (5/3).
- Tributos e impostos com vencimento nas mesmas datas precisam ser pagos antecipadamente para evitar juros e multa. Normalmente, os boletos já têm vencimentos ajustados ao calendário de feriados, mas, caso contrário, é possível agendar o pagamento via canais digitais.
Alternativas digitais para transações bancárias
A Febraban reforça que os meios eletrônicos são uma opção prática e segura para os clientes realizarem transações bancárias. Serviços como pagamento de contas, transferências, consulta de saldo e extrato podem ser feitos via internet banking, mobile banking, caixas eletrônicos e atendimento telefônico.
Além disso, boletos bancários cadastrados no sistema de Débito Direto Autorizado (DDA) podem ser pagos normalmente pelos canais digitais.