Ícone do site Suno Notícias

Banco Safra faz aquisição bilionária de conglomerado financeiro

Safra

Banco Safra recomenda ações para 2022, prevendo ano fraco para o Ibovespa. Foto: divulgação.

O Banco Safra fez uma compra da ordem de R$ 1,03 bilhão, conforme divulgado pela administração nesta quarta-feira (23). Trata-se da compra do controle do Banco Alfa, um conglomerado financeiro.

O banco comprado pelo Safra foi criado por Aloysio Faria em meados de 1998, após a venda do Banco Real (como o Alfa era chamado) aos holandeses do ABN Amro.

Segundo dados relativos ao fim de setembro, o Banco Alfa detinha pouco mais de R$ 1 trilhão em ativos enquanto holding.

Posteriormente, em meados de 2009, as atividades do ABN no Brasil foram transferidas para o Santander. Faria decidiu manter o banco de investimentos e vender as atividades de varejo.

Com o primeiro nome de Banco da Lavoura, o conglomerado financeiro virou um dos maiores do país.

“A transação é um marco na história do banco no Brasil. Serão beneficiados clientes, funcionários e acionistas do Conglomerado Financeiro Alfa e do Banco Safra. Compartilhamos valores, visão de longo prazo e paixão por trabalhar, isso nos dá enorme confiança na sintonia e sucesso dessa operação”.

David Safra, membro do Conselho de Administração do Banco Safra

Comprado pelo Banco Safra, Alfa tem equities na carteira

Além dos ativos financeiros, o Banco Alfa é detentor de uma fatia relevante de equity, com algumas empresas sob seu guarda-chuva:

Na transação, a administradora Fortaleza teve como assessores financeiro e legal na operação os escritórios Rothschild & Co e Mattos Filho, respectivamente. O Safra, por sua vez, teve assessoria financeira do J.Safra Investment Banking, e assessoria jurídica do escritório Pinheiro Neto Advogados;

“Trata-se de uma aquisição importante, que marca um novo capítulo da nossa história, combinando nossa tradição secular de segurança com empreendedorismo e foco na busca de resultados”, aponta Silvio Carvalho, Presidente do Banco Safra.

Sair da versão mobile