Líder do ranking de reclamações contra bancos, divulgado nesta quinta (15) pelo Banco Central (BC) , o Banco Pan (BPAN4) afirmou ao Broadcast por meio de nota, que “tem adotado medidas concretas para modernização do mercado a fim de continuamente aprimorar a experiência dos clientes e, consequentemente, reduzir o número de reclamações”.
De acordo com o Banco Pan, alguns dos exemplos das medidas são a “mobilização do setor para Autorregulação do Crédito Consignado, a criação do serviço ‘Não Me Ligue’ e o pioneirismo na digitalização de serviços que têm sido importantes no combate a fraudes”.
“O banco reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento.”
Na tarde de hoje, o BC informou que o Pan terminou o primeiro trimestre de 2021 na liderança do ranking de reclamações contra as dez maiores instituições financeiras do Brasil.
O banco registrou índice de 245,28, e em seguida estão:
- Inter: 129,26
- Caixa Econômica Federal: 36,20
- Santander: 31,38
- Bradesco: 22,78
O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.
BC modifica sistema de ranking de reclamações contra bancos
O Banco Central anunciou em janeiro deste ano ter realizado alterações em seu Ranking de Reclamações contra bancos, publicando, a partir de agora, uma lista com as dez maiores instituições em número de clientes e seus respectivos índices de reclamações.
Além disso, de acordo com o BC, uma segunda lista será realizada com a finalidade de reunir as demais instituições. Até então, a primeira lista reunia todas as instituições com mais de 4 milhões de clientes, ao passo que a segunda incorporava as instituições menores.
Antes do Banco Pan liderar o ranking, a instituição afirmou em nota que “a nova sistemática traz maior estabilidade à metodologia de cálculo adotada na elaboração das listagens”.