Banco Pan lidera ranking de reclamações do Banco Central

O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (15) o ranking de reclamações contra bancos no terceiro trimestre de 2019. O Banco Pan liderou a lista com o maior número de queixas.

De acordo com a lista, que considera as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes, o Banco Pan registrou um índice de 149,58. O indicador explica que o banco recebeu 646 reclamações de um grupo de 4,319 milhões de clientes.

O BMG ocupa a segunda colocação da lista. O banco mineiro registrou um índice de 82,33, ou seja, 376 reclamações para 4,567 milhões de clientes. Em terceiro lugar está o Bradesco, com um índice de 24,16, portanto, 1.800 reclamações para 99,684 milhões de clientes.

O cálculo é realizado com base no número de reclamações, que é dividido pelo número de clientes do banco e multiplicado por 1.000.000.

Reclamações recebidas sobre outras instituições financeiras

Confira quais instituições ocuparam as outras posições do ranking:

  • Banrisul: índice de 22,57, com 110 reclamações para 4,897 milhões de clientes;
  • Santander: índice de 21,03, com 976 reclamações para 46,395 milhões de clientes;
  • Banco do Brasil: índice de 19,13, com 1.264 reclamações para 66,072 milhões de clientes;
  • Caixa Econômica Federal: índice de 18,97, com 1.775 reclamações para 93,525 milhões de clientes;
  • Votorantim: índice de 14,83, com 91 reclamações para 6,133 milhões de clientes;
  • Itaú: índice de 114,46, com 1.169 reclamações para 80,803 milhões de clientes;
  • Banco CSF: índice de 9,44, com 64 reclamações para 6,776 milhões de clientes;
  • Omni: índice de 8,98, com 41 reclamações para 4,563 milhões de clientes;
  • Midway: índice de 7,08, com 80 reclamações para 11,290 milhões de clientes;
  • Realize: índice de 2,86, com 12 reclamações para 4,185 milhões de clientes;
  • Banco do Nordeste: índice de 0,41, com 3 reclamações para 7,230 milhões de clientes;
  • Sidicredi: índice de 0,00, pois não recebeu nenhuma reclamação em 4,377 milhões de clientes.

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Posicionamento do Banco Pan

Em nota enviada à imprensa, o Banco Pan informou que está desenvolvendo medidas para melhorar os produtos e o atendimento aos clientes.

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“O PAN tem se destacado na efetiva adoção de medidas concretas para a melhoria e modernização de produtos, processos e qualidade do atendimento ao consumidor, tendo sido pioneiro entre os Bancos na criação do serviço “Não Me Ligue” e na mobilização do setor, que culminou na Convenção de Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Febraban e ABBC para a adoção de medidas que visam à redução de reclamações de clientes”, diz o comunicado enviado pelo Banco Pan.

Giovanna Oliveira

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