O Banco Pan (BPAN4), recentemente adquirido pelo BTG Pactual (BPAC11), foi informado pelo braço de participações da Caixa Econômica Federal, o CaixaPar, antes sócio do Pan, sobre a venda total de sua participação.
“A CaixaPar informou ainda que em decorrência da alienação, foi firmado distrato do acordo de acionistas celebrado com Banco BTG Pactual, deixando de exercer o co-controle do Banco Pan”, diz o comunicado publicado no fim da noite desta quarta-feira (19).
A alienação vem menos de um mês após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar, sem restrições, a compra das ações do CaixaPar pelo Banco Sistema, subsidiário integral do BTG Pactual.
Antes da movimentação, o capital votante do Pan era dividido em 50,8% do BTG Pactual e os 49,2% restantes em posse da CaixaPar. O acordo de venda foi anunciado pela Caixa e pelo BTG no início de abril, no valor aproximado de R$ 3,7 bilhões.
BTG Pactual tem agora totalidade das ações ordinárias do Banco Pan
Pela operação, o BTG adquire a totalidade das ações ordinárias do Pan em poder da instituição estatal, um equivalente a 26,8% do capital social da empresa.
“Com a operação, a Caixapar conclui com sucesso o processo de desinvestimento de sua participação no Banco Pan e o BTG Pactual, que participa de seu co-controle há mais de uma década, passará a consolidar o controle acionário da companhia”, afirma o documento da época.
Em setembro do ano passado, o BTG já havia elevado sua participação na instituição e passou a ter 44,85% do capital social total do Banco Pan. Agora, a participação do banco de André Esteves no Pan chega a 71,7%. Os 28,3% restantes são ações (apenas preferenciais) que estão no Free Float, ou seja, listadas em bolsa.