Banco Original tem crescimento de 317% no pagamento sem contato em 12 meses
O Banco Original divulgou nesta sexta-feira (26) ter registrado um aumento de 317% nas transações de pagamento sem contato nos últimos 12 meses até o período de janeiro deste ano.
Além disso, o Banco Original anotou um crescimento de 182% no número total de clientes que aderiram a essa modalidade no mesmo período.
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) informou que a modalidade de pagamentos sem contato, também chamada de contactless, movimentou R$ 22,7 bilhões de janeiro a setembro do último ano.
A Abecs projeta que 2020 tenha alcançado um volume de R$ 40 bilhões na modalidade de pagamento.
Banco Original acelera oferta de crédito e vê lucro em 2021
O presidente-executivo do Banco Original, Alexandre Abreu, afirmou em setembro do último ano que entrar em nova fase, acelerando a oferta de crédito a pessoas físicas para chegar à lucratividade em 2021.
De acordo com o executivo, o movimento ocorre à medida que os elevados de investimentos no braço digital do ganha tração. No primeiro trimestre de 2020, o Banco Original registrou um prejuízo de R$ 220 milhões, porém projeta que já poderia lucrar neste ano.
Abreu destacou que a empresa optou por ser um banco digital completo, com toda o escopo de produtos e serviços oferecidos por uma instituição financeira tradicional, porém no online.
O Banco Original possuía 3,740 milhões de clientes em agosto, um crescimento de 71% na base anual; enquanto a carteira digital PicPay registrou 31 milhões de clientes, um aumento de 207% na mesma comparação, estimulado pelo aumento na demanda durante a pandemia, em vista da distribuição do auxílio emergencial e das recomendações para evitar o contato.
Ao mesmo tempo, a carteira de crédito para consumo do Banco Original bateu R$ 1 bilhão até o agosto, resultado 73% superior ao obtido em 2019, alta impulsionada pelas linhas de CDC e cartão de crédito. O aumento dos financiamento para o varejo ocorreu em meio à guinada por serviços de bancos digitais e fintechs devido às medidas de isolamento social. A sobreposição de clientes da instituição financeira e da certeira digital é de apenas 5%.