O banco de investimentos Modal entrou com pedido na B3 (B3SA3) para realizar sua oferta pública inicial de ações (IPO). Segundo a revista Veja, os papéis serão disponibilizados no modelo de ações unitárias, em pacotes contendo ações ordinárias, preferenciais e bônus de subscrição.
Os rumores de um IPO do Banco Modal corriam há quase quatro anos. Entretanto, a conjuntura econômica da empresa fizeram os planos serem adiados. A percepção é de que, agora, os ventos seriam mais favoráveis.
Após o IPO da XP Investimentos, em fevereiro do ano passado, as notícias circularam mais rápido. Segundo matéria do jornal o Estadão da época, o banco deveria ir ao mercado de capitais buscando mais recursos para atrair o crescente número de investidores da bolsa de valores. Mesmo sem abrir seu capital, a corretora Modalmais chegou ao número de um milhão de clientes em julho de 2020.
Banco Modal vem procurando alternativas para expansão
Em junho de 2020, o Credit Suisse comprou cerca de 35% do Banco Modal. As negociações começaram no fim de 2019, impulsionadas pela premissa de que a taxa de juros baixa seria o novo padrão brasileiro.
Recentemente, o Banco Modal anunciou um projeto de expansão ao anunciar a aquisição da Eleven Research, casa de análise financeiras. A compra faria parte do plano de seu crescimento de longo prazo. O valor da aquisição não foi anunciado e, apesar de as companhias continuarem a operar separadas, o esperado é achar sinergias.
“A experiência, as ferramentas e as soluções de investimentos da Eleven Research terão papel fundamental no plano de negócios do Modalmais”, destacou o CEO do banco, Cristiano Ayres, na época da aquisição.
Sobre o Banco Modal
Com duas décadas de história, o Banco Modal é um banco de investimentos que atua na estruturação e na coordenação de grandes operações no mercado nacional, além de ter parcerias estratégicas com instituições internacionais, além de ter outros braços, como, por exemplo, a sua corretora.