O banco Inter (BIDI4) atingiu 16,3 milhões de clientes, com alta anual de 93% e trimestral de 17%, informa prévia operacional divulgada nesta terça-feira (11). Conforme o relatório, de outubro a dezembro foram conquistados 2,5 milhões de novos clientes.
“Finalizamos o mês de dezembro com NPS de 83 pontos, na zona de excelência”, diz o banco Inter, em documento. O NPS é o indicador que mede a satisfação dos clientes com os serviços prestados.
Produtos de crédito do banco Inter no 4T21
A originação de crédito do banco Inter atingiu R$ 6,1 bilhões no quarto trimestre, crescimento de 69% em relação a um ano antes e de 123% na comparação com 2020, totalizando R$ 20,1 bilhões em 2021.
A produção de crédito para empresas representou a maior fatia dos produtos crediários, atingindo R$ 4,1 bilhões no 4T21. O valor é 90% maior na base anual e 148% superior a 2020, somando R$ 11,8 bilhões em 2021.
Já o crédito consignado vem em seguida, somando R$ 1,3 bilhão no quarto trimestre e R$ 5,5 bilhões no ano de 2021. Os valores representam crescimento de 42% na base anual do valor trimestral e aumento de 121% acima do montante observado em 2020.
Por fim, o crédito imobiliário do banco Inter somou R$ 703 milhões no quarto trimestre e R$ 2,9 bilhões em 2021, 32% superior à do 4T20 e 61% de crescimento na comparação com 2020.
Operações Banking e Inter Shop
Em prévia, o banco Inter informa que transacionou R$ 14,2 bilhões em cartões no quarto trimestre de 2021. O valor é 22% maior do que o observado no terceiro trimestre. No ano, o montante chega a R$ 42,9 bilhões, crescimento de 94%.
O número de cartões utilizado atingiu 5,4 milhões no 4T21, crescimento trimestral de 14% e anual de 83%.
Em relação as transações no Pix em 2021, o valor de recebidos ou enviados chegou a R$ 270 bilhões, representativos de 8,5% do market share dos pagamentos instantâneos. As transações do ano superaram 679 milhões.
“Trouxemos 474 mil novos clientes em 4T21, chegando a cerca de 2,7 milhões de clientes ativos (LTM), sendo que 72% foram recorrentes, ou seja, já utilizaram nossa plataforma para outras compras nos trimestres anteriores”, informa a prévia do banco Inter.
Além disso, o Inter Shop teve mais de 6,9 milhões de vendas no período (+80% na comparação anual com o 4T20) e 22,4 milhões de transações durante 2021 (+135% na comparação com 2020).
O volume bruto de mercadoria (GMV) chegou a R$ 1,1 bilhão entre outubro e dezembro, um crescimento de 78% na comparação anual, impulsionado pela Black Friday e Natal, segundo o banco Inter. Já o GMV de 2021, esse cresceu 201% na comparação com 2020 e atingiu R$ 3,5 bilhões.
Investimentos e Seguros
Na parte de seguros, o banco Inter atingiu 838 mil clientes ativos em carteira no 4T21, uma expansão de 229% no comparativo anual e de 23% na comparação trimestral.
“Lançamoso seguro celular, integrado à venda de aparelhos no Inter Shop e redesenhamos o seguro de vida, com uma experiência simplificada e one click buy“, diz prévia do Inter.
No mais, o banco digital alcançou 189 mil vendas entre outubro e dezembro e 803 mil vendas em 2021.
Por último, na unidade de investimentos, o banco Inter ultrapassou 438 mil clientes com ações custodiadas, superou a marca de 410 fundos disponíveis e informa ter mais de 140 gestoras parceiras.
“Atingimos cerca de 2,0 milhões de investidores no 4T21, chegando a representar cerca de 12% de nossa base total de clientes”, diz documento.
No mais, o banco Inter realizou 27 ofertas de Mercado de Capitais, 11 delas no quarto trimestre, totalizando R$ 10 bilhões em emissões no ano.