O Banco Inter (BIDI11) informou, na manhã desta quarta-feira (26), que realizará uma oferta pública de ações. A operação será de até 14,5 milhões de Units, compostas por 14,5 milhões de ações ordinárias e 29 milhões de ações preferenciais. Segundo o fato relevante, os recursos líquidos serão utilizados para investimentos em novos produtos e expansão dos negócios por meio de aquisições estratégicas.
Dessa forma, com o preço de fechamento das Units no pregão da última terça-feira (25), a operação — será será constituída inteiramente por ações primárias — poderá levantar R$ 883,19 milhões. O valor de mercado do Banco Inter na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) é de R$ 14,35 bilhões.
A depender dos líderes da oferta e da instituição, um lote adicional, proporcional a até 35% da oferta primária, poderá ser alienado, acrescentando até 5,075 milhões de units. O montante captado pode ser elevado em R$ 309,11 milhões, totalizando cerca de R$ 1,2 bilhão. Os bancos coordenadores da oferta são:
- Bradesco BBI
- BTG Pactual (BPAC11)
- J.P. Morgan
- Santander (SANB11)
O regime de colocação será restrito a investidores profissionais do Brasil e do exterior. O preço de distribuição será estipulado por bookbuilding, e o valor será divulgado em 3 de setembro. Cinco dias depois, os papéis passarão a ser negociadas na B3.
Banco Inter quer expandir operações
O Banco Inter pretende utilizar os recursos em investimentos no lançamento de novos produtos e na expansão dos
negócios por meio de aquisições estratégicas, de acordo com o seu plano de negócios. A oferta de ações deve fortalecer o marketplace da companhia.
O marketplace, inclusive, apresentou uma alta de mais de 200% em volume total de vendas no segundo trimestre deste ano, para R$ 122,8 milhões. Isso ocorreu “porque nossa plataforma reúne as melhores características de uma plataforma transacional: dados, recorrência, meios de pagamento e crédito”, afirmou a empresa no balanço apresentado.
A loja virtual do Inter liga o consumidor a cerca de 130 lojas de empresas de grande porte, como Unilever, Centauro (CNTO3) e Magazine Luiza (MGLU3). Desde sua abertura de capital, em 2018, o banco elevou sua base de clientes e expandiu de forma intensa sua oferta de produtos.
A receita de serviços não-bancários, que inicialmente era baixa, atualmente representa 41% da receita total do Banco Inter. No perído entre abril e junho deste ano, a receita com serviços (que considera cartões, floating, PAI, Inter Seguros e marketplace, crédito e conta digital) somou R$ 109,6 milhões.