O Banco Inter (BIDI11) fará um desdobramento de ações de um para três. A informação foi revelada na noite da última quarta-feira (28). A administração da companhia havia proposto a operação no mês passado, e agora a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária aprovou o tema.
Segundo o Banco Inter, o desdobramento acontecerá para todos os acionistas da instituição, tanto detentores das ações ordinárias como preferenciais e, consequentemente, das units. O desdobramento está sujeito a aprovação do Banco Central (BC), de acordo com o fato relevante.
Em março, a diretoria do banco disse que o desdobramento das ações “tem o propósito de aumentar a liquidez dos papéis ordinários e preferenciais do Inter no mercado, considerando que uma quantidade maior de ações, potencialmente, incrementa o negócio.”
Ademais, a administração do Inter acredita que, com o desdobramento, é possível que ocorra um ajuste na cotação das ações: com o preço absoluto dos papéis em menor patamar, eles serão mais acessíveis a um número maior de investidores e potencialmente mais buscados (com demanda maior).
Contudo, vale ressaltar que a operação não condiz em uma alteração no valor do capital social do banco. A empresa apenas será dividida em mais partes do que antes, com os atuais investidores recebendo novas ações proporcionalmente à posição na companhia.
As units do Inter encerraram o último pregão negociadas a R$ 223,30. Com base na cotação atual, o desdobramento faria com que os papéis passassem a ser negociados a R$ 74,43.
A data da operação ainda não foi confirmada. Quer saber mais sobre Banco Inter? Clique aqui e baixe o relatório.
Banco Inter deve fazer parte do Ibovespa em maio
O Banco Inter e a Locaweb (LWSA3) entraram para a segunda prévia do índice Ibovespa, divulgada pela B3 no dia 16 de abril. A prévia diz respeito à carteira teórica do índice, para os meses entre maio e agosto.
Com isso, o índice Ibovespa passaria a ter 84 ativos de 82 empresas. Criado em 1968, o maior índice acionário do Brasil representa o desempenho médio dos ativos mais negociados e de maior valor de mercado do País, critérios que as duas novas empresas atendem.
A última prévia será divulgada nesta quinta-feira (29), e deve confirmar a entrada do Banco Inter.