O Banco Inter (BIDI11) atingiu a marca de R$ 1 bilhão sob custódia no CDB Mais Limite. A modalidade, lançada em novembro do ano passado, possibilita o aumento do limite do cartão de crédito por meio do investimento no produto de renda fixa.
O produto “tem se mostrado uma importante ferramenta de democratização do crédito”, disse o Banco Inter em nota. Hoje, 388 mil clientes aplicam no CDB Mais Limite, segundo dados divulgados pelo banco com exclusividade ao SUNO Notícias. Os valores destinados, a partir de R$ 100, são automaticamente transformados em mais limite de crédito no cartão.
O produto rende 100% do CDI e possui liquidez diária. O Inter, contudo, salienta que em casos de inadimplência de até seis dias corridos no cartão, os recursos alocados no CDB podem ser utilizados para abater o saldo devedor.
“Temos acompanhado uma mudança de comportamento nos gastos de nossos clientes desde que lançamos o produto. Antes, as compras no débito representavam cerca de 60% do total de movimentações com cartões, contra 40% do crédito”, comenta Wagner Ferreira, superintendente de Meios de Pagamento do Inter. “Com a criação do CDB Mais Limite, os gastos no débito e no crédito já estão equivalentes.”
O executivo também destacou que esse equilíbrio é bom para ambas as partes. O cliente tem maior acesso crédito, enquanto a instituição consegue ter um maior retorno nas operações de crédito “com a segurança de uma carteira com boa cobertura”.
De R$ 1 bilhão investidos, cerca de R$ 205 milhões já estão sendo aproveitados como mais limite de crédito dos clientes, comenta o Inter. A faixa de investimentos de R$ 1 mil a R$ 5 mil é a que mais procura limite, com 36% dos recursos já utilizados para consumo no cartão. “Nossos clientes buscam uma maneira simples de obter crédito e ao mesmo tempo investir de forma segura e rentável”, afirma Ferreira.
O produto é garatindo pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e pode ser contratado dentro do aplicativo do banco, na área de investimentos.
Banco Inter procura diversificar fontes de receita
O Inter deve lançar nos próximos dias a funcionalidade de seu aplicativo para não correntistas. A ideia do banco é abrir para usuários, que ainda não são clientes, sua plataforma de marketplace e cashback. A iniciativa deve ampliar de forma considerável o mercado alvo da instituição, segundo o CEO João Vitor Menin.
A previsão foi revelada na teleconferência de resultados na última semana. Atualmente, são realizados cerca de 90 mil downloads do aplicativo do Inter por dia, sendo que cerca de 30 mil são convertidos em novos correntistas.
“O objetivo é capturar parte dessa diferença e oferecer nossos serviços não bancários, como o shopping, seguros ou até investimentos“, afirma o executivo.
O objetivo do Banco Inter é encerrar o ano com cerca de 20 milhões de usuários. Desses, a ideia é que sejam 16 milhões de correntistas (a base atual é de pouco menos de 11 milhões) e quatro milhões de clientes não correntistas.