O Banco do Brasil (BBAS3) anunciará o lançamento de uma linha de crédito imobiliário referenciada no IPCA, nesta quinta-feira (5), de acordo com informações da “Reuters”.
A ideia do Banco do Brasil é aproveitar o contexto de inflação baixa para aumentar a variação dos produtos no setor que está se recuperando em 2019. A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente o financiamento pelo IPCA para aquisição e construção de propriedades.
O BB afirmou que anunciaria novidades em breve sobre o assunto, após ser procurado pela agência de notícias “Reuters”. Além do Banco do Brasil, quando esta linha foi lançada pela Caixa, Bradesco, Itaú e Santander afirmaram que poderiam estudar a possibilidade de operar pelo mesmo modelo de financiamentos.
Veja também: Ações do Banco do Brasil sobem mais de 2% com a notícia de privatização
Bolsonaro fala sobre privatização do BB
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na última quarta-feira (4), ao sair do Palácio da Alvorada, que “de minha parte não existe qualquer intenção de pensar em privatizar BB ou Caixa Econômica. Zero.”
De acordo com a publicação do jornal “O Globo” na última terça-feira (3), a desestatização do banco não aconteceria no curto prazo, podendo ocorrer até o fim do mandato, em 2022. A reportagem ressalta que o primeiro passo seria convencer Bolsonaro a aceitar vender a instituição estatal.
Veja também: Ministro Paulo Guedes quer privatizar Banco do Brasil, diz jornal
A partir da perspectiva técnica, uma venda do BB não seria tão complicada quanto a de outras instituições. É que o banco já possui capital aberto, sistema de governança corporativa e é uma das ações importantes entre as listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
O principal entrave continua sendo a decisão política. Na última terça, no entanto, o Ministério da Economia informou que o governo “não pretende privatizar Banco do Brasil, Caixa e Petrobras”.