Em decisão inovadora, o Banco do Brasil (BBAS3) passou a oferecer opções para que seus clientes contratem operações de crédito pessoal pelo WhatsApp.
Com a decisão, o Banco do Brasil é a primeira instituição financeira a usar o WhatsApp como forma de contratação de empréstimos.
Todo o processo é feito por meio do aplicativo de mensagens. Basta o cliente iniciar uma conversa com o número (61) 4004-0001 para contratar a operação.
O assistente de inteligência artificial permite a simulação das condições, como data de vencimento, juros e valor das parcelas, antes da contratação.
Clientes que já têm empréstimos pessoais com o banco também poderão usar o whatsapp para acompanhar o extrato das operações.
Até o fim do ano, o BB pretende ampliar a oferta de crédito pelo aplicativo, incluindo crédito consignado, antecipação da restituição do Imposto de Renda, antecipação do décimo terceiro e crédito para veículos.
Nos últimos 90 dias, o BB fez mais de 23 milhões de atendimentos em assistentes virtuais.
Segundo o banco, grande parte desse total estava relacionada a dúvidas sobre operações de crédito. A solução tecnológica, informou a instituição financeira, foi desenvolvida com base nos relatos dos clientes.
Banco do Brasil já foi ‘pioneiro do WhatsApp’ outras vezes
O BB foi o primeiro banco no país a oferecer serviços por meio do WhatsApp, inicialmente com consultas de saldo. Posteriormente, a ferramenta passou a fornecer extratos e faturas do cartão de crédito.
As operações por meio do aplicativo foram ampliadas para transferências, pagamentos, Pix e renegociação de dívidas, entre outras.
O Banco do Brasil foi pioneiro em diversas soluções sem interação humana, como o envio do informe de rendimentos. Entre outras inovações, estão o entendimento de mensagens de voz pelo assistente de inteligência artificial e o oferecimento de assistente virtual especializado em pessoas jurídicas, além de serviços relativos ao INSS sem interação humana e cobranças bancárias pelo WhatsApp.
Com informações da Agência Brasil