Ícone do site Suno Notícias

Banco do Brasil (BBAS3) comunica renúncia de Hélio Magalhães e José Monforte

Banco do Brasil anuncia renúncia de Hélio Magalhães e José Monforte

Banco do Brasil. Foto: Reprodução Facebook

O Banco do Brasil (BBAS3) comunicou ao mercado nesta quinta-feira (1) a renúncia do presidente do conselho de administração, Hélio Magalhães, e do conselheiro independente, José Guimarães Monforte.

De acordo com Banco do Brasil,  Hélio Magalhães deve deixar o cargo amanhã (2) ao passo que a renúncia de Monforte tem efeitos a partir de hoje.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo fontes disseram ao jornal Valor Econômico, o pedido de renúncia dos executivos foi motivado pelo descontentamento de Magalhães e Guimarães com processo de substituição de André Brandão.

Executivos do Banco do Brasil preparam demissão coletiva

Além disso, A indicação de Fausto Ribeiro para a presidência do Banco do Brasil pelo governo pode não ter caído bem entre os demais  executivos da instituição. De acordo com o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, é aguardada uma demissão coletiva de vice-presidentes.

Segundo ele, os executivos estariam descontentes com a indicação de Ribeiro. A coluna cita que quase todos os sete vice-presidentes devem entregar seus cargos, acentuando a crise de governança no Banco.

O jornal Valor Econômico reportou na última semana que três conselheiros do banco, incluindo Magalhães e Monforte, teriam julgado inadequada a indicação de Ribeiro, feita diretamente pelo presidente Jair Bolsonaro. A conclusão do Conselho é que falta a Fausto experiência para liderar a instituição.

Ribeiro está no Banco do Brasil desde 1988, tendo assumido a presidência do BB Consórcios em setembro de 2019. Na função, ele esteve à frente de diretorias em unidades fora do Brasil.

Antes da decisão de Bolsonaro, ele foi entrevistado por membros independentes da instituição: Hélio Magalhães, presidente do Conselho, e José Guimarães Monforte, indicados pelo Ministério da Economia. Luiz Serafim Spinola Santos, coordenador do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade, foi indicado pelos acionistas minoritários.

Última cotação da BBAS3

A ação do Banco do Brasil (BBAS3) encerrou a sessão desta quinta-feira em queda de 1,64%, valendo R$ 29,95.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile