Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil (BBAS3), foi reconhecida como uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes.
Ocupando a 18ª posição, Tarciana é a única brasileira a figurar na lista, que é liderada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A executiva fez história ao se tornar, em janeiro de 2023, a primeira mulher a assumir a presidência do Banco do Brasil em 215 anos de história. Natural de Campina Grande (PB), Tarciana Medeiros iniciou sua trajetória profissional como feirante e foi professora antes de ingressar no banco em 2000. É formada em Administração, com pós-graduação em Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão.
Em 2002, assumiu seu primeiro cargo de gestão, passando por diversas funções na rede de varejo no Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Em 2021, ocupou uma diretoria na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes. Ela é
O reconhecimento de Tarciana também destaca sua atuação em temas ligados ao meio ambiente, como a captação de recursos no exterior por meio de mecanismos multilaterais.
Representando o setor financeiro, ela figura ao lado de nomes como Jane Fraser, CEO do Citi, e Ana Botín, presidente do Conselho do Santander. Na classificação geral, ficou à frente de figuras como a cantora Taylor Swift e a empresária Oprah Winfrey.
Esta é a segunda vez consecutiva que Tarciana aparece na lista da Forbes. Em 2022, ficou na 24ª posição e celebrou a conquista mencionando o simbolismo de sua nomeação como presidente do Banco do Brasil, sendo uma mulher negra, paraibana e lésbica.
Em nota, Tarciana destacou que seu reconhecimento é fruto de um esforço coletivo. “Ele pertence a todos os colegas e parceiros que fazem das estratégias e ações à frente do BB realidades que transformam a vida de tantas comunidades no Brasil e no mundo. Espero que ver uma brasileira em rankings desses seja inspiração para nossas meninas por todos os cantos do País”, escreveu a presidente do Banco do Brasil.