Banco do Brasil (BBAS3) oficializa anúncio de novos diretores
Nesta segunda-feira (26), o Banco do Brasil (BBAS3) anunciou que seu conselho de administração aprovou na sexta-feira passada a escolha de novos diretores para a instituição. José Ricardo Fagonde Forni ocupará o cargo de vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores a partir desta segunda, enquanto Ênio Mathias Ferreira será o vice-presidente Corporativo a partir da próxima sexta-feira (30).
São as primeiras mudanças na cúpula do banco desde que Fausto de Andrade Ribeiro assumiu a presidência, em abril. Nos últimos meses, a instituição vive um momento de mudanças. Ribeiro, anteriormente presidente da BB Administradora de Consórcios, entrou na posição que era de André Brandão, que apresentou carta de renúncia em março.
Os nomes de Forni e Ferreira já haviam sido anunciados há cerca de duas semanas, mas ainda dependiam de aprovação do conselho. Forni ocupará o cargo que era, até então, de Carlos André, que se aposentou da instituição. Já Ferreira substituirá Mauro Ribeiro Neto, que renunciou à função alegando motivos pessoais.
Formação dos novos diretores do Banco do Brasil
Funcionário do Banco do Brasil desde 1986, José Ricardo Fagonde Forni tem graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), possui MBA em Finanças pelo IBMEC e certificação avançada em Inovação pelo IMD, da Suíça.
Ênio Mathias Ferreira é especialista em administração pública. Atuou por 16 anos na Diretoria de Governo, sendo gerente executivo no período entre 2014 e 2018. Também exerceu a função de gerente executivo na diretoria de Tecnologia, entre 2012 e 2014. Tem graduação em Direito e Administração, além de possuir MBAs em gestão pública, marketing e negócios financeiros.
A ação do Banco do Brasil, no pregão, desta segunda-feira (26) estava em alta de 0,73% por volta das 12h. Ao mesmo tempo, o Ibovespa avançava 0,29%