Conforme as projeções da XP, o Banco do Brasil (BBAS3) deve pagar os maiores dividendos da bolsa de valores no setor de bancos e instituições financeiras neste e no próximo ano.
A expectativa da casa é de que os dividendos do Banco do Brasil representem um dividend yield (DY) de 13% ao fim de 2024.
Para o ano que vem, os proventos de BBAS3 devem representar um yield de 10,5%.
A B3 (B3SA3) vem logo atrás nas projeções de dividendos, com um yield estimado em 8,4% para este ano e 8,9% para o ano que vem.
Olhando para os bancos incumbentes, a XP espera 4,2% de yield para os dividendos do Bradesco (BBDC4) neste ano. Para Santander (SANB11) e Itaú (ITUB4), 3% e 6,6%, respectivamente.
XP recomenda compra das ações do Banco do Brasil
Atualmente os analistas possuem recomendação de compra para as ações do Banco do Brasil, com preço-alvo de R$ 36,50 – ao passo que os papéis negociam na casa dos R$ 27 atualmente.
“Vemos os diferenciais do banco (agronegócio, governo e pessoas) como capazes de manter o banco com uma rentabilidade elevada. Ademais, vemos o BB com grande capacidade de distribuição de proventos nos próximos anos”, diz a casa sobre a companhia.
Sobre os dividendos de BBAS3, a XP destaca que nas ações do setor bancário é muito comum vermos pagamentos de dividendos e JCP expressivos como forma de remunerar o acionista.
“Para as ações do Banco do Brasil, essa dinâmica se mantém. No início do ano a companhia divulgou que irá distribuir 40% do seu lucro através do payout, remunerando seus acionista pelo pagamento de dividendos e/ou JCP. Para 2023, projetamos um payout ainda maior de 45% podendo atingir 12% de dividend yield”.