O Banco do Brasil (BBAS3) anunciou nesta segunda-feira (8) o lançamento de seu primeiro cartão em braile. O modelo é o primeiro do Brasil totalmente impresso na linguagem.
Utilizado na comunicação por meio do tato, o Braille é um sistema oficializado em 1852 para permitir o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual, parcial ou total.
A iniciativa com o cartão do Banco do Brasil reflete o compromisso da instituição de tornar seus serviços mais acessíveis, possibilitando uma experiência bancária mais autônoma e inclusiva para deficientes visuais.
O Dia Nacional do Sistema Braile é celebrado hoje, 8 de abril, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ações para a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Cartão em braile do Banco de Brasil
Com a novidade, os clientes do Banco do Brasil autodeclarados como cegos ou pessoas com deficiência visual, ao solicitarem uma nova via de seu cartão receberão o kit contendo com o item de lançamento e mais informações, como o número, CVV, data de validade e bandeira.
Além disso, também foi elaborado um folder contendo esclarecimentos sobre o cartão e sua forma de desbloqueio e um porta-cartão com os dados completos, ambos escritos em braile e em caracteres ampliados, oferecendo facilidade não só para os brailistas, mas também para os clientes com baixa visão.
“O lançamento do cartão em braile estabelece um novo padrão de inclusão no setor financeiro, permitindo que o Banco do Brasil se destaque como um banco verdadeiramente para todos”, afirma a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.
“A inclusão e o acesso vão muito além do cumprimento da legislação vigente, são valores cultivados no dia a dia pelo BB.”, destaca Medeiros, presidente do Banco do Brasil.
A atualização do Kit Braile foi realizada a partir de estudos de mercado, segundo o BB, em que pessoas com deficiência visual relataram sentir falta do número do cartão impresso no próprio.
Todos os cartões emitidos para clientes que tenham se autodeclarado PCD visuais, no App BB ou em uma agência, já serão nesse novo modelo.
Em caso de novas contratações de cartão ou renovações de cartões vencidos, não há custo adicional. Para solicitação de segunda via, o custo será o mesmo de um cartão comum, seguindo valores da Tabela de Tarifas disponível no site do Banco do Brasil.
Extrato do Banco do Brasil em braile
Além do novo cartão, o Banco do Brasil também oferece aos seus clientes com deficiência visual a possibilidade de solicitar, para a sua residência, o envio do Extrato Unificado, impresso em braile e caracteres ampliados.
A contratação do serviço de recebimento deste documento de periodicidade mensal, que apresenta informações do relacionamento do cliente, pode ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil, sem custo adicional. Além do extrato de conta corrente, traz informações sobre investimentos e previdência, oferecendo aos clientes PCD visual, a autonomia de acompanhar suas movimentações financeiras com mais facilidade.
Segundo Medeiros, essas iniciativas são parte da dedicação do Banco do Brasil em atender às necessidades de todos os seus clientes, assegurando que os serviços bancários sejam inclusivos.