O banco central turco elevou a taxa de juros em 6,2 pontos percentuais (pp) para 24%. em uma medida que fez a lira turca disparar além de ter aliviado as preocupações dos investidores sobre a influência do presidente Tayyip Erdogan sobre a política monetária
A tomada de decisão do banco central aconteceu semanas depois de Erdogan ter afirmado ser contra os juros altos, afirmando que índices da inflação inflaram graças as tomadas de decisão do BC.
A Reuters conversou com 11 economistas que em decisão unânime disseram acreditar que o Banco Central da Turquia apertasse a política monetária entre 2,25% e 7,25%.
Hoje a moeda turca fechou em 6,01 contra o dólar, após as decisões do banco central. O número é U$ 0,40 a mais do que antes.
A lira turca despencou 40% frente ao dólar nesta semana, com os investidores cautelosos com a influência de Erdogan na política monetária turca e mais recentemente com a crise diplomática da Turquia com os Estados Unidos.
O presidente turco se autodenominou “inimigo das taxas altas de juros”, e assumiu novas funções políticas para ter influência política maior nas finanças, além de ter nomeado o seu genro para o cargo de ministro das Finanças.
No mês passado a inflação sobre o consumidor atingiu a casa de 18%, o maior número em 15 anos, levando o banco central a adotar políticas mais ásperas em relação à estabilidade dos preços.
Notícias Relacionadas