Banco central russo eleva taxa básica de juros a 7,75%
Nesta sexta-feira (14), o banco central russo elevou a taxa básica de juros para 7,75%. O aumento atua como resposta à subida da inflação e à pressão sobre o rublo.
Segundo a Reuters, esta pressão deve crescer após anúncio do banco central russo de que irá retomar as compras de moedas estrangeiras para reservas estatais.
De acordo com especialistas entrevistados pela agência, a expectativa era de que a taxa básica de juros permanecesse inalterada na reunião, apesar de um número significativo ter previsto o avanço.
Este foi o segundo aumento deste ano. O outro ocorreu em setembro, após o órgão reverter um ciclo de afrouxamento monetário após a baixa no rublo.
“A decisão tomada é de natureza proativa e visa limitar os riscos de inflação que permanecem elevados, especialmente no período de curto prazo”, afirmou a instituição.
De acordo com o órgão, a inflação estava acelerando mais rápido do que o esperado. Há projeção de que a inflação possa ultrapassar sua meta de 4% já neste ano, por conta do rublo e pelo aumento planejado do imposto sobre valor agregado a partir de 2019.
Entretanto, as condições do mercado financeiro propiciaram estabilidade suficiente para permitir ao banco central russo a retomada das compras regulares em moeda estrangeira, a partir de 15 de janeiro de 2019.