Banco Central mudará nome de open banking para open finance
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a autoridade monetária deve mudar para ‘open finance’ o nome do seu projeto até então chamado de ‘open banking’. O motivo é que o sistema compreenderá todos os produtos financeiros. O executivo foi entrevistado nessa quinta-feira (3) pelo empresário Abilio Diniz em uma live.
Segundo o presidente do Banco Central, o modelo de open banking brasileiro deve ser o mais vasto do mundo. Além disso, o sistema deve entrar em vigor já no final desse ano.
O Open banking trata-se de uma plataforma única a ser utilizada pelas instituições financeiras, com o objetivo de compartilhamento de informações dos usuários — com o devido consentimento do proprietário das informações. O Reino Unido já utiliza a ferramenta, enquanto os Estados Unidos e países da Europa estão estudando a possibilidade.
Na mesma live, Campos Neto também comentou sobre a volatilidade do câmbio, e disse que a variação preocupa a autoridade monetária, que por sua vez está atenta a isso.
Banco Central busca entender mais detalhadamente causas da volatilidade
Campos Neto explicou que o Banco Central busca entender mais detalhadamente o que está causando a volatilidade, mas disse que a desvalorização no câmbio durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi oriunda de “um pouco de incerteza fiscal, um pouco de ruídos internos, um pouco de juros baixos“.
O presidente da autoridade monetária central lembrou que “antes dessa minicrise fiscal, a volatilidade vinha caindo”, e disse que “se mostrarmos responsabilidade no tema das reformas e fiscal” a volatilidade tende a diminuir.
O presidente do Banco Central ainda comentou sobre a a recuperação econômica do Brasil. Segundo ele, a recuperação já começou em formato de ‘V’, mas ponderou dizendo que não sabe se será um ‘V’ completo.