Banco ABC Brasil (ABCB4) tem alta de 44% no lucro líquido no 3T22
O Banco ABC (ABCB4) reportou os resultados do 3T22 nesta sexta-feira (04). O lucro líquido recorrente foi de R$ 218,1 milhões, alta de 44% na comparação anual com o mesmo período de 2021. O resultado foi impactado pelo aumento da margem de clientes, da receita de serviços e do aumento do patrimônio líquido remunerado pelo CDI.
A margem financeira do Banco ABC foi de 4,8%, 1 p.p. acima do 3T21, e a margem financeira gerencial pós provisão foi R$ 482,6 milhões, 40,7% maior na comparação ano a ano. A receita de serviços também apresentou crescimento, chegando a R$ 121,8 milhões neste trimestre. O ROE, retorno sobre patrimônio líquido, foi de 17,5%, crescimento de 4,1 p.p.
As despesas de pessoal, outras despesas administrativas e PLR atingiram R$ 234,8 milhões no 3T22, crescimento de 12% em relação ao trimestre anterior e de 57,8% em relação ao mesmo período de 2021.
“Como mencionado em trimestres anteriores, o aumento de Despesas de Pessoal e de Outras Despesas Administrativas foi impactado principalmente pelo ciclo de investimento em iniciativas estruturantes, incluindo a continuidade da expansão no Segmento Middle, pelo lançamento de novas linhas de negócio e pelas frentes de inovação e digitalização”, explicou o relatório resultado do 3T22 do Banco ABC Brasil.
Expansão da base de clientes
A base de clientes do Banco ABC cresceu 8% no trimestre e 36% em 12 meses. Foram 321 novos clientes, ultrapassando pela primeira vez a marca de 4.000 clientes corporativos.
O Spread com Clientes Anualizado foi de 4,3% no trimestre, o 5º trimestre consecutivo acima da marca de 4%, resultado da estratégia de diversificação de segmento de clientes, produtos e canais. No caso do Spread com Clientes Anualizado Ajustado pela Provisão, houve uma queda de 20 pontos base no trimestre, reflexo do aumento das despesas de provisão.
Captação do Banco ABC Brasil
Em setembro deste ano o Banco ABC totalizou o saldo de R$ 44,8 milhões em captação, um crescimento de 5% t.t e de 14,2% a.a. “A diversificação das linhas de captação e o amplo acesso aos mercados local e externo, em condições competitivas, continuam a ser pilares de sustentabilidade do nosso negócio”, afirmou o relatório.