Baby boomers são a geração mais rica da história; entenda

Os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964) são considerados a geração mais rica da história, segundo um novo relatório da Allianz. Entre os principais motivos para tal, estão fatores como a habitação acessível e o forte desempenho dos mercados de ações, que proporcionaram grandes retornos sobre suas economias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1.png

Por outro lado, os millennials (nascidos entre 1981 e 1996) são descritos como os “maiores perdedores” na corrida pela acumulação de riqueza, enfrentando “crise após crise”, conforme aponta o Relatório Global de Riqueza 2024 da Allianz.

Uma situação econômica única — com forte crescimento, habitação acessível e mercados acionários em alta — permitiu que os baby boomers acumulassem uma fortuna significativa, afirmou a empresa de seguros e gestão de ativos em seu relatório.

Enquanto isso, os millennials economizaram durante crises como a financeira de 2008, a pandemia de Covid-19 e um período de alta inflação, o que resultou em retornos significativamente menores sobre suas poupanças, em comparação com as gerações anteriores. Como consequência, o total acumulado ao longo da vida para essa geração é consideravelmente inferior.

No relatório, a Allianz criou um modelo com indivíduos hipotéticos de diferentes gerações, simulando os retornos de suas poupanças ao longo de seus respectivos ciclos econômicos. Um exemplo citado é o de um boomer americano nascido em 1960, que, com uma taxa de poupança anual de 10% ao longo de 40 anos, teria acumulado economias equivalentes a mais de 850% de sua renda disponível.

Em comparação, um americano da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), economizando na mesma proporção, teria acumulado uma fortuna equivalente a 606% de sua renda disponível, com uma taxa de retorno anual de 6,7%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-2.png

Mesmo uma diferença de 200% entre os boomers e a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) ainda é significativa em comparação com o que os millennials conseguiram. Um millennial nascido em 1984, economizando na mesma taxa que seus pais, teria acumulado apenas 430% de sua renda disponível ao longo da vida.

Embora os millennials ainda tenham algumas décadas para continuar aumentando suas economias, a Allianz sugere que eles nunca alcançarão o mesmo nível de riqueza dos boomers, que atingem cerca de 670% de sua renda disponível ao longo da vida.

A Geração Z, por sua vez, parece se sair melhor que os millennials, mas ainda assim fica aquém dos boomers. Um americano da Geração Z, nascido em 2004, pode esperar que suas economias alcancem 766% de sua renda disponível até 2063, superando tanto a Geração X quanto os millennials.

Mesmo assim, a Allianz destaca que, “mesmo com o mesmo comportamento de poupança, nenhuma geração pode igualar a acumulação de riqueza desfrutada pelos baby boomers”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno