A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) apresentou, na manhã desta terça-feira (8), a nova carteira teória do Ibovespa. A nova relação de empresas, que agora conta com a participação da construtora EzTec (EZTC3) e a petroleira PetroRio (PRIO3), passa a valer nesta terça-feira até o dia 30 de dezembro deste ano.
Dessa forma, o maior índice acionário da bolsa brasileira totalizará 77 ativos de 74 empresas. Os cinco ativos que apresentam o maior peso na composição do Ibovespa são:
- Vale (VALE3): 10,46%
- Itaú Unibanco (ITUB4): 6,37%
- Petrobras (PETR4): 5,62%
- B3 (B3SA3): 5,32%
- Bradesco (BBDC4): 5,03%
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!
A carteira teórica anterior, válida até a última sexta-feira (4), também apresentava os mesmos cinco ativos como os de maior peso no índice, no entanto, a participação da ação preferencial do Bradesco caiu de terceiro para quinto lugar.
Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a administração da PetroRio salientou o fato de suas ações terem entrado na composição do Ibovespa. A empresa estará na 63ª posição dentre as 77 companhias.
“A PetroRio acredita que a entrada em novos índices é resultado do intenso trabalho da sua equipe em ampliar sua participação, relevância e exposição no mercado nacional e internacional. A companhia segue focada em sua estratégia de crescimento, buscando, por meio das suas entregas, a geração de valor a seus acionistas”, diz o comunicado ao mercado.
O Ibovespa foi criado em 1968 e é a maior referência para os investidores de renda variável no Brasil. É o maior e mais importante indicador de desempenho médio dos ativos de maior volume de negociação e que são representativos do mercado de ações do País. É composto por ativos de companhias listadas na B3 que atendem aos seus critérios de inclusão.
Última cotação do Ibovespa
De forma distinta ao Ibovespa hoje, que abriu a semana em forte queda, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira com uma alta de 0,52%, a 101.241,73 pontos.