As ações da Sanepar (SAPR11) e do Banco Inter (BIDI11) devem estar entre os papéis que entrarão na próxima carteira do Índice Bovespa (Ibovespa), de acordo com um estudo da XP Investimentos divulgado nesta quinta-feira (25).
Além das ações do Banco Inter e da Sanepar, a previsão é de que outras três companhias entrem no Ibovespa, sendo elas:
A atual carteira do Ibovespa é composta por 82 ações, e segundo a XP, nenhum desses papéis deve deixar o índice na próxima reorganização.
De quatro em quatro meses a Bolsa de Valores de São Paulo – B3 (B3SA3) reavalia as ações que fazem parte do Ibovespa. A última reorganização aconteceu em janeiro, assim, a próxima carteira do Ibovespa passará a valer em 3 maio, mas a sua prévia deve sair em abril.
Para fazer parte do principal índice da B3 os ativos têm que cumprir alguns requisitos, como serem negociados com regularidade; ter um volume financeiro relevante; e não serem penny stocks.
A XP explica que para fazer as estimativas de quais ativos devem entrar ou sair do índice, utilizou as estatísticas históricas do volume, número de ações negociadas e número de negociações de cada ação na Bolsa para simular cerca de 10 mil cenários futuros diferentes.
A atual carteira do Ibovespa
A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) divulgou em 4 de janeiro atual carteira do Ibovespa que vai vigorar até 30 de abril 2021, com base no fechamento do pregão de 30 de dezembro de 2020.
A atual carteira do Ibovespa conta com a 81 ativos de 78 empresas, após a entrada das empresas:
Entre os quatro papéis estreantes na carteira do Ibovespa, o que chega com o maior peso é Eneva ON, com 0,771% de participação. Em seguida vêm Copel PNB, com 0,431%, Unidas ON, com 0,413%, e JHSF ON, com 0,1%.
A B3 tinha divulgado a entrada desses quatro papéis no final de dezembro e sua prévia da carteira do Ibovespa. A carteira teórica seleciona papéis é selecionada de acordo com a performance de cada classe de ativos financeiros e não representa um portfólio real de investimento, e sim representativo.
Última cotação do Índice Bovespa
O Ibovespa encerrou as negociações hoje com uma alta de 1,50%, a 113.749,90 pontos.
O Ibovespa foi criado em 1968 e é a maior referência para os investidores de renda variável no Brasil. É o maior e mais importante indicador de desempenho médio dos ativos de maior volume de negociação e que são representativos do mercado de ações do País. É composto por ativos de companhias listadas na B3 que atendem aos seus critérios de inclusão.