B3 (B3SA3) lança serviço de pós-negociação para Títulos Públicos
A B3 (B3SA3) informou nesta quarta-feira (16) que estreou o serviço de pós-negociação para operações de títulos públicos federais que são negociados em sua plataforma “Trader”. O serviço também possibilita a integração dos sistemas internos de cada instituição, bem como o acompanhamento dos processos de pós-negociação em tempo real.
Em seu comunicado, a B3 apontou que esse novo serviço tem o objetivo de automatizar os processos de pós-negociação para ativos de renda fixa, e garantir uma maior eficiência operacional.
Embora nessa primeira etapa tenham sido lançados somente os fluxos para títulos públicos federais, o serviço também pretende englobar CRI, CRA, debêntures e cotas de fundos.
De acordo com o superintendente de Produtos de Renda Fixa, Guilherme Pimentel, “o serviço gera muitos ganhos operacionais para nossos clientes, com a oferta de interfaces similares para os mercados listados e de balcão, tornando eletrônicos processos antes manuais”.
“Esse é mais um passo que demonstra avanço na frente de renda fixa da B3, gerando valor e eficiência operacional a todo o mercado, modernizando processos e diminuindo erros operacionais”, salienta Pimentel.
B3 terá novas políticas de tarifação a partir de fevereiro de 2021
A B3 comunicou na última semana que antecipará parte das novas políticas de tarifação, que devem reduzir as cobranças na negociação e custódia no mercado de renda variável, a partir do dia 2 de fevereiro do ano que vem.
A companhia informou que entre as principais mudanças estão redução a zero na tarifa de R$ 9,28 na manutenção de contas para investidores pessoa física e o corte nas tarifas de negociação e pós-negociação.
“Considerando que a implementação completa do modelo anunciado em janeiro envolve desafios estruturais junto ao mercado, alterações adicionais, e que dependam especialmente de ajustes em sistemas de tecnologia, ainda terá a data de implementação definida junto com o mercado”, salientou a bolsa de valores.
Última cotação
A ação da B3 (B3SA3) encerrou nesta quarta-feira (16) em alta de 2,84%, valendo R$ 60,55.