A B3 (B3SA3) informou nesta segunda-feira (10) pela manhã uma nova parceria com a Nasdaq, segunda maior bolsa de valores de Nova York. Juntas, as bolsas vão desenvolver uma nova plataforma de clearing para a B3.
A B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, segundo o comunicado dado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), buscou a solução de clearing (que faz compensação e liquidação na compra e venda eletrônicas) para uma migração gradual de plataformas, em prol de uma evolução tecnológica da companhia.
A bolsa de valores brasileira, em colaboração com a nova-iorquina, tem um plano de trabalho para a aproximação das equipes de engenharia. Enquanto a B3 deve contribuir com a sua expertise de operar mercados com características específicas, oferecendo amplo portfólio de produtos financeiros, a experiência da Nasdaq fornecerá soluções de compensação, liquidação e gerenciamento de risco.
Uma nova de plataforma de clearing para a B3 com a Nasdaq
De acordo com a bolsa brasileira, a clearing integrada atualmente já realiza operações contratadas por investidores compradores e vendedores através do sistema da B3.
Por clearing, são realizadas ações de registro, aceitação, compensação, liquidação e gerenciamento do risco de contraparte de operações do mercado de derivativos financeiros, de commodities e de renda variável, dos mercados à vista de ouro, de renda variável e de renda fixa privada, realizadas em mercado de bolsa e em mercado de balcão organizado, bem como de operações de empréstimo de ativos.
A Nasdaq (do inglês, National Association of Securities Dealers Automated Quotation) é o segundo maior mercado de ações do mundo, seguida da Bolsa de Nova York (NYSE) e lista mais de 2 800 ações de diferentes empresas, em sua maioria de pequena e média capitalização.
A empresa financeira afirmou que a renovação da arquitetura tecnológica da plataforma permitirá à B3 “endereçar as necessidades dos clientes conforme a evolução do mercado nos próximos anos, além de aprimorar os serviços prestados e facilitar a ampliação da disponibilidade e capacidade dos serviços no futuro.”
A B3 também esclareceu que esse Fato Relevante não deve alterar suas projeções para 2023 já apresentados em dezembro de 2022 e maio de 2023.