B3 (B3SA3) lança portal educativo sobre ETFs em parceria com gestoras
A B3 (B3SA3) lançou nesta terça-feira (24) o ETF.com.vc, um novo portal com foco exclusivo em ETFs e BDRs de ETFs, com o objetivo de oferecer suporte à educação voltada aos produtos.
![B3 (B3SA3) lança portal educativo sobre ETFs em parceria com gestoras](https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/03/e95687da-b3-800x450.jpg)
Nesta fase, o site contará com a parceria de BlackRock (BLAK34), Hashdex, Itaú Asset, Investo, QR Capital e XP, responsáveis pela emissão de diversos ETFs e BDRs de ETFs listados na Bolsa.
As gestoras trarão desde dicas de como escolher uma corretora, até uma ferramenta de comparação que auxilia as pessoas mais experientes e que se sentem mais preparadas, na hora de escolher um fundo de índice.
Investidores em ETFs no Brasil crescem 83% no 1S21
O anúncio vem em meio a um crescimento do mercado de fundos de índice no Brasil. No primeiro semestre, o número de investidores brasileiros em fundos de índice saltou de 242 mil para mais de 440 mil investidores, representando um crescimento de 83%, com um volume financeiro médio diário de R$ 1,4 bilhão em 2021.
“Ficou evidente que tínhamos que desenvolver em conjunto com os gestores de ETFs e parceiros uma ferramenta simples de busca e comparação das diferentes características de cada,” disse Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes e pessoa física da B3.
![B3 (B3SA3) lança, em parceria com gestoras, portal educativo sobre ETFs](https://storage.googleapis.com/wp-noticias/2021/08/0613088a-captura-de-tela-2021-08-24-143909.png)
O avanço do setor no Brasil denota a demanda por produtos diversificados e líquidos negociados em um ambiente seguro e regulado, destacou Roberta Antunes, Chief of Growth da Hashdex. Ainda assim, o segmento no Brasil está longe de mercados como o dos Estados Unidos, cuja penetração é superior.
Para Cauê Mançanares, CEO da Investo, “iniciativas como o novo portal não só reforçam o crescimento do mercado de ETFs no País, que só em 2021 teve mais de 20 produtos lançados, mas também trazem ainda mais conhecimento e transparência para o investidor, contribuindo para a democratização do conhecimento”.