B3 (B3SA3) lança inteligência artificial para tirar dúvidas de investidores iniciantes
A B3 (B3SA3), bolsa de valores do Brasil, lançou a primeira inteligência artificial generativa sobre educação financeira do mercado brasileiro, aberta ao público e gratuita. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Microsoft e está disponível no site da B3 sobre finanças pessoais e investimentos na bolsa.
O diretor de relacionamento com a pessoa física da B3, Felipe Paiva, afirma que “o chat de educação financeira se soma a outras iniciativas como um canal de diálogo aberto e sem inibições. Queremos que a pessoa física tire suas dúvidas de forma leve e interativa, desmistificando a ideia de que investir é complicado”.
Segundo a B3, as respostas da plataforma são geradas com informações de uma base de dados robusta, com conteúdos que passaram pela curadoria de especialistas. Porém, a empresa salienta que o usuário não deve considerar as respostas como uma recomendação de investimento, e sim como um apoio para tirar suas dúvidas.
Entre as questões para as quais a plataforma foi desenvolvida estão: o que é uma ação? Como escolher uma corretora? Qual a diferença entre renda fixa e renda variável? Uma das finalidades do chat é quebrar a inibição do investidor iniciante quando surgirem dúvidas básicas.
“As respostas podem servir de ponto de partida para entender melhor os conceitos do mercado financeiro e estimular os investidores a aprofundarem seus conhecimentos em outros canais”, reforça Paiva.
Para o vice-presidente de Tecnologia da B3, Rodrigo Nardoni, “a inteligência artificial pode ser uma grande aliada na busca por informações de qualidade, analisando volumes enormes de dados de forma rápida e objetiva”. A ferramenta, segundo a B3, seguirá evoluindo tanto com o crescimento da base de dados que alimenta a inteligência artificial, como pelo refinamento das respostas conforme ela for sendo utilizada.
Além do chat interativo, a bolsa mantém outros mecanismos de fomento à educação financeira. Entre eles, o aplicativo HUB3, com cotações do mercado e conteúdos educacionais, a plataforma B3 educação com artigos e cursos gratuitos e o museu do mercado financeiro, MUB3.