A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão; B3SA3) informou nessa segunda-feira (8) através de ofício circular que seu funcionamento será normal nos dias 9 de julho (Feriado da Revolução Constitucionalista) e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra). Apesar disso, não haverá operações no próximo dia 11, feriado de Corpus Christ,
Vale destacar que a B3 funcionou normalmente na semana do dia 20 de maio, em meio a antecipação desses feriados decretada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) para elevar a taxa de isolamento social para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o documento divulgado pela companhia, “não haverá atividade de negociação, liquidação, registro e depósito centralizado de ativos” no próximo dia 11 de junho, pois não é um dia útil.
Já em relação aos feriados seguintes, o comunicado destaca que “as atividades de negociação, liquidação, registro e depósito centralizado de ativos funcionarão normalmente” nos dias 9 de julho e 20 de novembro desse ano.
“Ressalta-se que, seguindo o procedimento usual das operações com contraparte central, as operações com derivativos e do mercado a vista de renda variável realizadas em D+0 serão liquidadas financeiramente em D+1 e em D+2, respectivamente”, afirmou o ofício circular.
B3 e Projeto de antecipação dos feriados em SP
O projeto que antecipou os feriados em São Paulo, devido a pandemia de coronavírus, foi aprovado por 37 votos favoráveis contra 14 contrários. Assim, São Paulo teria um megaferiado a partir do último dia 20, buscando evitar a locomoção de pessoas na cidade, a fim de diminuir a mitigação do coronavírus.
Além disso, a B3 publicou em seu site, no dia 19 de maio, um esclarecimento sobre o funcionamento da Bolsa de Valores brasileira no período, em razão dos feriados.
“Não haverá, no mercado de bolsa, negociação e liquidação no dia 11/06/2020, ficando mantido o calendário original anual, mesmo tendo havido antecipação de feriado em São Paulo”, informou a B3.